500 pessoas vão ‘Cantar às Estrelas’ na Câmara Municipal de Ponta Delgada
No próxima quarta-feira, dia 1 de Fevereiro, 14 grupos musicais informais, compostos por cerca de 500 pessoas oriundas de várias freguesias do concelho, vão deslocar-se à Praça do Município e à Câmara Municipal de Ponta Delgada para celebrar e dar continuidade à tradição do “Cantar às Estrelas”.
A comemoração da tradição retoma o seu habitual figurino este ano, depois do formato reduzido a que teve de ser sujeita no ano passado e de não se ter concretizado em 2021, fruto das condicionantes da pandemia Covid-19.
O programa arranca com o grupo do Colégio São Francisco Xavier, pelas 10h30, seguindo-se os grupos do Centro Intergeracional de São Sebastião, às 15h00, do Colégio do Castanheiro, às 18h00, do Conservatório Regional de Ponta Delgada, pelas 18h15, dos ATL’s Municipais dos Arrifes e da Saúde, às 18h30, do Grupo Coral “Vozes ao entardecer”, e da Academia Sénior da Universidade dos Açores, a partir das 19h00.
Mais tarde, actuará o Grupo de Cantares às Estrelas da Marcha dos Arrifes, pelas 19h30, o Grupo Folclórico de São Miguel, às 19h45, o Grupo de Cantares às Estrelas de Feteiras, pelas 20h00, o Grupo de Cantares às Estrelas da Covoada, a partir das 20h15, o Grupo Folclórico Ilha Verde, pelas 20h30, o Grupo Coral da Fajã de Baixo, às 21h00, o Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, pelas 21h15, e o Grupo de Cantares às Estrelas de São José, a partir das 21h45.
A cerimónia é promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e repete-se anualmente a 1 de Fevereiro. Cumprindo com a tradição, os grupos cantam às Estrelas diante do executivo municipal e evocam quadras diversas em jeito de saudação, agradecimento ou mesmo de ‘desafio’.
Após as actuações, os grupos são convidados a subir ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde podem desfrutar de um momento de convívio e do beberete que lhes é oferecido.