Brokentalkers & Adrienne Truscott trazem ao TBA uma "masterclass" sobre o "grande homem das artes"

Brokentalkers & Adrienne Truscott trazem ao TBA uma "masterclass" sobre o "grande homem das artes"
Fotografia: Ste Murray

Uma das mais relevantes companhias de teatro da Irlanda juntou-se à artista feminista norte-americana Adrienne Truscott para criar uma peça irónica que parodia (quase até à morte) a imagem de "um grande homem das artes". Masterclass ganhou o primeiro prémio no Fringe Festival em 2022 e tem acumulado críticas e elogios um pouco por onde passa. Em Maio, chega ao TBA, em Lisboa, para duas apresentações únicas.

Aliando a feroz comédia feminista de Adrienne Truscott à dramaturgia escorregadia dos Brokentalkers, Masterclass parodia quase até à morte o “grande homem das artes” de modo a desvendar algumas verdades difíceis sobre privilégio e poder. O espectáculo começa sob a forma de uma masterclass absurda. É divertido. É reconhecível. Há perucas. Mas há algo mais em jogo.

Os BROKENTALKERS são uma companhia de teatro sediada em Dublin que trabalha com colaboradores de diversas disciplinas e contextos para criar peças formalmente ambiciosas, originais e acessíveis, desafiando as ideologias tradicionais do teatro de texto. Passaram em 2015 pelo CCB com The Blue Boy.

ADRIENNE TRUSCOTT é uma coreógrafa, acrobata de circo, bailarina, escritora, contadora de histórias e comediante sediada em Nova Iorque. A performance ao vivo parece-lhe a forma mais radical de voltar a atrair a atenção das pessoas. Trabalha em muitos géneros que têm em comum uma noção de composição clara e complexa, sofisticada e acessível, disponível e misteriosa.

5 e 6 Maio (teatro)
sexta e sábado 19h30

12 eur. (integrado no Passe Cultura, apenas disponível na Bilheteira do TBA)
Duração: 60 min.
Sala Principal
M/16

ACESSIBILIDADE
Espectáculo em inglês com legendagem surdas em português


CLUBE ESPECTADOR
6 Maio
Com moderação de José Maria Vieira Mendes