A Câmara Municipal de Penacova vai promover, no fim de semana (15 e 16 de outubro), nos claustros do Mosteiro de Lorvão, a 1ª edição da Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão, que irá juntar duas dezenas de doceiros do Minho ao Alentejo, designadamente de Évora, Portalegre, Alcobaça, Tentúgal, Aveiro, Viseu, Arouca, Lamego e Braga.
De acordo com a organização do certame, “muitos dos doceiros presentes já conquistaram diversos prémios em alguns dos mais exigentes concursos nacionais de doçaria conventual, pelo que, também por isso, estão reunidos os ingredientes para o evento ser um sucesso”.
Pastéis de Lorvão, nevadas de Penacova, pastéis de Tentúgal, morgado do Bussaco, trouxas de ovos moles, manjar branco, encharcada, almendrados, presunto doce, queijo dourado, sericaia, pão de rala, tiborna de ovos, bolo fidalgo, bolo podre conventual, travesseiros, tibornas, bolos de abóbora, castanhas de ovos, brisas do Lis, gargantas de freira, toucinho do céu, queijadas de chilas, pudim abade de Priscos e ovos celestes são apenas alguns dos muitos doces conventuais que vão estar patentes ao público, para degustação e compra, no próximo sábado, entre as 15 e as 21h, e no domingo, entre as 10h30 e as 18h, no Mosteiro de Lorvão, um majestoso espaço que foi um importante centro de produção de manuscritos iluminados no século XII e que se encontra classificado como Monumento Nacional desde 1910.
A mostra de doçaria, de acesso gratuito, irá decorrer em simultâneo com a 1ª edição da Bienal Internacional de Música do Mosteiro de Lorvão, de entradas também livres.
No dia 15, entre as 19h e as 20h30 e entre as 21h30 e as 23h, haverá um Encontro Internacional de Coros com as presenças do Coral Divo Canto (anfitrião), Coral Polifónica San Mamede de Zamans (Galiza, Espanha), Coral Hora Ludens (Madrid, Espanha), Coral Polifónica de Bergantiños (Corunha, Espanha), Orfeão de Portalegre (Portugal) e Orfeão de Castelo Branco (Portugal). No dia 16, às 18h, o programa prossegue com um concerto a cargo dos professores da Escola de Artes de Penacova.
Irão decorrer também workshops durante a mostra de doçaria e todos de acesso gratuito. O primeiro ocorrerá no dia 15, às 16h, subordinado ao tema “Como fazer palitos”. O dinamizador será o Grupo Etnográfico de Lorvão.
No domingo, dia 16, às 15h, haverá a palestra “Volta ao mundo do órgão”, a cargo da professora Susana Cabral (Escola de Artes de Penacova). Uma hora depois, a Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão promoverá o workshop,“Como fazer botelhada”. A doceira Emília Peres irá confecionar este doce, ao vivo, e esclarecer todas as dúvidas do público.