A Sementeira é, há oito anos, o solo fértil para divulgação artística e cultural livre de curadoria, terreno experimental que cruza, em inesperada multiplicidade, estilos, produções, expressões, criações e vozes artísticas.
Mas a Sementeira é igualmente campo para a desconstrução crítica da realidade histórica e para a reflexão política dos contextos em vivência. Num ano em que tudo está em permanente mutação, a Sementeira também se faz da discussão em torno dos activismos que ocupam e devem ocupar uma voz cada vez mais sonante na construção social e cultural.
Nos três dias da edição de 2020, de regresso à Rua das Ameias no centro histórico de Viseu, a programação estende-se para lá das paredes do número 6, e marcará também presença nos espaços próximos da própria Rua das Ameias, da Praça D. Duarte e dos jardins da Casa do Miradouro.
Duas exposições estarão acessíveis em permanência durante a duração da iniciativa. A Exposição Colectiva ocupará o número 6 da rua das ameias e é resultado das submissões recebidas na chamada para artistas e projectos que ocorreu até 10 de Agosto. Conta com a colaboração de mais de 20 artistas.
Na praça D. Duarte, será possível ver a exposição documental “STOP Homofobia – Passado, Presente e Futuro”. Este é um trabalho de arquivo fotográfico que assinala os 15 anos da Manifestação STOP Homofobia, que ocorreu a 15 de maio de 2005, recordando um dos momentos mais difíceis da memória da comunidade LGBTI+ em Viseu.
Existirão ainda vários momentos musicais, também eles resultado da Chamada. Na sexta-feira, logo após a abertura e inauguração das exposições, será possível assistir à Performance Musical "Provisório", que fluirá conforme a inspiração do músico e da sua guitarra.
No mesmo dia, ocorrerá também uma sessão designada “Vencer a Crise”, com a presença de Catarina Martins, nos Jardins da Casa do Miradouro. A Covid-19 trouxe mais que uma crise sanitária. É também uma crise social e económica e revelou o pior da desregulação do mundo do trabalho, da falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde e a grande fragilidade dos cuidados com os idosos e outros. Esta é uma realidade transversal que se fez sentir com muita força no mundo da cultura e das artes.
No almoço de sábado há uma Tachada de Feijoada de Cogumelos da VegaNé, que proporcionará um momento de convívio mas também de troca de impressões e debate informal sobre alimentação.
Haverá ainda lugar para o concerto hip hop TWONE DAY. A noite vai contar com o DJ set de +Plus, produtor e DJ de Viseu que pisou inúmeros palcos nacionais, com a estreia do rapper Nicola Santos, com o duo Smoke Hills, que se apresenta ao público pela
primeira vez após o lançamento do último projecto (Monte Salvado), com Santoz3500, que volta a “pisar o palco” após a showcase da Fnac e com o regresso de Libero e das suas rimas sociais pela terceira vez à Sementeira.
No domingo será dinamizada uma Roda de Activistas, sob o nome “Brasil, aqui.”, com a presença de activistas, associações e movimentos brasileiros em Portugal. A conversa terá como ponto de partida os problemas políticos, sociais e ambientais do Brasil e, como tema para debate, como encorajar o papel activo dos brasileiros e brasileiras que cá vivem. O objectivo é incentivar e iniciar uma reflexão mais aprofundada sobre o papel activista que a comunidade brasileira pode ter e assumir em Portugal e em Viseu, onde tem vindo a crescer nos últimos anos. Para este momento, já há confirmação de presença do Colectivo Andorinha, Queer Tropical e da activista Michele Mara.
A programação encerra com os concertos do Masena, músico de Mortágua que se expressará através de guitarra e voz, e dos Mike Vhiles, um projecto musical formado em Coimbra, de Miguel Vale (vox/berimbau satânico) e de João Vilas Boas aka Vilaxxx (bateria).
Durante toda a programação serão cumpridas normas de segurança que permitam usufruir e participar nos diversos momentos em segurança sanitária.
Programa Completo
Dia 4 - Sexta-feira
18h00 - Abertura de Portas / Inauguração das Exposições (Rua das Ameias / Praça D. Duarte)
18h30 - Performance Musical "Provisório" (N.º 6 Rua das Ameias)
21h00 - Sessão Vencer a Crise com Catarina Martins (Casa do Miradouro)
18h30-24h00 - Exposição Coletiva (N.º 6 Rua das Ameias)
18h30-24h00 - Exposição “STOP Homofobia – Passado, Presente e Futuro” (Praça D. Duarte)
Dia 5 - Sábado
12h30 - Tachada de Feijoada de Cogumelos (VegaNé) (Rua das Ameias / Praça D. Duarte)
21h00-24h00 - Concerto: TWONE DAY (DJ set de +Plus, Nicola Santos, Smoke Hills, Santoz3500 e Libero) (Rua das Ameias / Praça D. Duarte)
18h30-24h00 - Exposição Coletiva (N.º 6 Rua das Ameias)
18h30-24h00 - Exposição “STOP Homofobia – Passado, Presente e Futuro” (Praça D. Duarte)
Dia 6 - Domingo
15h00-17h00 - Brasil, aqui. (roda de ativistas) (Rua das Ameias / Praça D. Duarte)
17h00-19h00 - Concerto: Masena e Mike Vhiles Rua das Ameias / Praça D. Duarte
18h30-24h00 - Exposição Coletiva (N.º 6 Rua das Ameias)
18h30-24h00 - Exposição “STOP Homofobia – Passado, Presente e Futuro” (Praça D. Duarte)