Câmara Municipal de Lisboa apresenta exposição de fotografia estereoscópica

Câmara Municipal de Lisboa apresenta  exposição de fotografia estereoscópica
Fotografia: António, Jorge Marçal da Silva, Maria Luiza e Jorge junto a automóvel. Arquivo Municipal de Lisboa | Jorge Marçal da Silva

A Câmara Municipal de Lisboa e o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico apresentam a partir do dia 18 de Abril, a exposição de fotografia estereoscópica, “Jorge Marçal da Silva – A DIMENSÃO IMERSIVA”, concebida a partir da colecção do médico e fotógrafo amador Jorge Marçal da Silva (1878-1929).

Uma exposição singular que convida todos a mergulhar numa experiência imersiva em torno da “história fotográfica” de Jorge Marçal da Silva, constituindo uma oportunidade única para descobrir uma prática fotográfica fascinante e pouco divulgada.

Esta exposição privilegia a apresentação de originais em suporte de gelatina e prata, em vidro, bem como o visionamento dos mesmos através de visores históricos que permitem ao visitante vivenciar a dimensão sensorial das imagens criadas pelo fotógrafo. Inclui ainda uma selecção de provas de época, de equipamentos e de objectos pessoais relacionados com a produção fotográfica.

Nas imagens de Jorge Marçal da Silva, captadas no período compreendido entre 1906 e 1927, encontram-se reflectidos o olhar, o gosto e os seus interesses pessoais, bem como as “tendências fotográficas” da época, a família, os amigos, os passeios e as viagens, o património e a cultura imaterial.

O Arquivo Municipal de Lisboa recebeu mais de quatro mil imagens em diferentes suportes, negativos e diapositivos em gelatina e prata em vidro, maioritariamente no formato estereoscópico Verascope, negativos em acetato de celulose e provas fotográficas em papel, impressas por Marçal da Silva. Dos diapositivos em vidro, salientam-se os exemplares de rede a cor – Autochromes. A colecção inclui cadernos de registo e de apontamentos manuscritos, um conjunto diversificado de caixas comerciais, armários e caixas de acondicionamento e arquivamento de vidros e papel fotográfico. Destacam-se ainda, um Le Taxiphote para visionamento de vidros estereoscópicos e um Ruby Enlarger para ampliação e projecção de imagens.

A inauguração da exposição terá lugar no dia 17 de Abril, pelas 18h00, seguindo-se uma visita guiada pelos curadores, Sofia Castro e Vítor Gens. Esta mostra estará patente ao público até 31 de Agosto, acolhendo ainda um conjunto de visitas guiadas com entrada livre, mas sujeitas a marcação prévia.

Dada a riqueza e diversidade de temas captados, serão ainda exibidas uma série de imagens, editadas em anáglifo, que poderão ser vistas impressas e em projecção, bem como uma centena de imagens seleccionadas para serem visionadas com óculos 3D. Esta apresentação divide-se em dois momentos: as primeiras cinquenta imagens poderão ser vistas até ao dia 8 de Junho e as restantes serão apresentadas até ao final da exposição.

Informações adicionais: 

Exposição de fotografia estereoscópica “Jorge Marçal da Silva – A Dimensão Imersiva”

Datas: 18 de Abril a 31 de Agosto | Inauguração: 17 de Abril, 18h00

Horário: segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00 (encerra domingos e feriados)

Entrada livre
Visitas guiadas pelos curadores nas seguintes datas: 

6 de Maio | 3 de Junho | 9 de Junho | 8 de Julho | 5 de Agosto | 19 de Agosto

Horários: às 10h00 e às 15h00. Sujeitas a marcação prévia através do e-mail: arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt