Manuel de Oliveira expõe miniaturas de barcos no Estaleiro-Museu do Monte Branco

Manuel de Oliveira expõe miniaturas de barcos no Estaleiro-Museu do Monte Branco
Fotografia: DR

No passado domingo, dia 9 de Julho, pelas 16H00, o Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, recebe a inauguração da exposição de miniaturas de barcos do artesão Murtoseiro Manuel de Oliveira.

A mostra estará patente ao público até ao dia 31 de Agosto e marca as comemorações do primeiro aniversário da inauguração do centro interpretativo do Estaleiro-Museu do Monte Branco. A entrada é livre.

ARTESÃO MANUEL OLIVEIRA

Manuel Augusto de Oliveira nasceu na Murtosa no dia 20 de Março de 1942. Após ter concluído a 4º classe, foi trabalhar, com o seu pai, na apanha do moliço.

Aos vinte anos partiu para a pesca longínqua do bacalhau, nas embarcações da empresa SNAB (Sociedade Nacional dos Armadores de Bacalhau), actividade a que se dedicou durante nove anos.

Após ter deixado a pesca do bacalhau, ingressou nos quadros do Estaleiro Naval de São Jacinto, onde trabalhou durante 25 anos. Começou como operador de máquinas, tornando-se, depois, encarregado da secção de marinharia e manobras. Trabalhou, ainda, durante três anos na empresa Godinho.

A ria e os barcos tradicionais sempre fizeram parte dos seus quotidianos. O gosto pela construção de miniaturas começou bem cedo, quando, regressado da pesca do bacalhau, aos 29 anos, criou a sua primeira embarcação.

A reforma, aos 61 anos, trouxe-lhe, finalmente, a disponibilidade de mais tempo para se dedicar à construção de miniaturas de embarcações tradicionais, actividade que executa com paixão e mestria.