Câmara de Coimbra comemora Dia Internacional do Livro Infantil no dia 02 de Abril
A Câmara Municipal de Coimbra vai assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora no próximo sábado, 02 de Abril. A autarquia preparou uma programação que integra a apresentação de livros, um mercado de trocas e um espectáculo para toda a família, actividades que terão lugar no Pavilhão Centro de Portugal, na Casa da Escrita e na Casa Municipal da Cultura. Todas as iniciativas têm entrada livre, sendo que algumas requerem inscrição prévia.
A apresentação dos dois volumes do livro “Brincando ao Faz-de-Conta”, da autoria de Natália Queirós, é a proposta da programação que terá lugar no Pavilhão Centro de Portugal, na margem direita do Parque Verde do Mondego. A iniciativa decorre no sábado, a partir das 15h45, com Manuel Cidalino Madaleno, autor dos prefácios das obras, a apresentar os livros de dramatologia infanto-juvenil. A iniciativa será complementada com um momento de declamação de excertos de algumas das peças contidas nos livros, por um conjunto de jovens. Os excertos declamatórios serão intercalados com intervenções musicais que estarão a cargo de Rita Namorado (piano), Rodrigo Queirós (violino) e Marta Eufrásio (violino).
Já na Casa da Escrita, a partir das 16h00, vai realizar-se um encontro com os leitores mais pequenos e as suas famílias, com José Fanha, autor de um vasto conjunto de histórias e poesia para a infância, poeta e declamador que participa, de norte a sul do país, em milhares de sessões de animação cultural.
Já na Casa Municipal da Cultura são duas as propostas para o público infanto-juvenil. Das 14h30 às 17h30, o átrio deste espaço municipal recebe mais um “Mercado de Trocas”, dedicado a crianças e jovens. Trata-se de uma feira de trocas de livros e brinquedos destinados aos mais jovens, promovida pela Casa da Esquina.
A Sala Polivalente será palco do espectáculo “Lendas de Coimbra” um evento performativo inspirado no livro mais recente de Alice Cardoso. O espectáculo cruzará diferentes expressões artísticas – conto, dramatização, música, dança e projecção vídeo – com apresentação a cargo da Associação Recortar Palavras, com acompanhamento musical de Vânia Couto e Buga Lopes.
O Dia Internacional do Livro Infantil foi criado em 1967 para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu a 02 de Abril de 1805. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens, que pretende ser um incentivo à leitura e celebrar o livro infantil como pilar estruturante do desenvolvimento dos mais jovens.