Caminha em contagem decrescente para uma programação de natal que revisita clássico de sucesso e traz novidades

Caminha em contagem  decrescente para uma programação de natal que revisita clássico de sucesso e traz novidades
Fotografia: D.R.

O mês de dezembro aproxima-se e com ele toda a magia de Natal, a grande inspiradora da programação cultural e de lazer que o Município de Caminha preparou para esta quadra. Estão de regresso eventos que já se tornaram “clássicos”, como a Rota da Rabanada, o Passeio do Pai Natal em Bicicleta, as marionetas em festa, que por esta altura se instalam nos nossos palcos e nos convidam a interagir, mas também há novidades, desde logo no campo das artes, como o Natal na Leira, entre outras iniciativas. E, desta vez, pandemia à parte, acreditamos que vamos mesmo conseguir das as boas-vindas a 2023 na companhia do cantor, compositor e músico Vírgul, porque é em Caminha, onde o Norte passa o Ano!

Este ano, as luzes de Natal só vão ser ligadas a 06 de dezembro, com inauguração, como habitualmente, na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, e na Praça da República, em Vila Praia de Âncora. Mas antes disso já se vive a quadra natalícia, porque a programação arranca logo no dia 1. E a expetativa é grande, por exemplo, para voltar a provar as “mil e uma formas” de tornar ainda mais irresistível a nossa tradicional rabanada. Nos estabelecimentos já há procura, mas a oferta só aqui ou ali está disponível, porque se estão ainda a aperfeiçoar novas propostas e a começar os preparativos para apresentar as variadíssimas iguarias a que já nos habituamos, quando se fala da “Rota da Rabanada” de Caminha, talvez a “melhor” rabanada do mundo. Enfim, está mesmo quase a ser servida nos nossos estabelecimentos e vale a pena esperar mais uns dias.

E com o mês de dezembro, logo a partir do dia 1, chegam também as simpáticas marionetas, que ao todo vão protagonizar mais de duas dezenas de espetáculos em sala e na rua e ainda vão trazer consigo oficinas de construção de marionetas para crianças a partir dos quatro anos.

Falamos, claro, de Maluga – Festa da Marioneta Luso-Galaica, que também está de regresso ao concelho de Caminha, de 1 a 8 de dezembro. Esta é a oitava edição do festival, que resulta de uma parceria da Krisálida com a Câmara de Caminha e tem o apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES). Estamos a falar também, como destacou já a sua diretora artística, Carla Magalhães, do único festival do Alto Minho que promove a arte da marioneta entre duas regiões transfronteiriças.

Novidade, este ano, é o Natal na Leira, de que falaremos mais em pormenor em breve. Saiba já que haverá uma exposição de artes plásticas, cerâmica, pintura e escultura, com um toque especial.

Espetáculos diversos de teatro e cinema vão acontecer durante todo o mês, temporada em que é também preciso garantir a presença nos concertos, porque vale mesmo a pena. Destaque para a continuação, em dezembro do festival “Tempos Cruzados”, de acesso livre.  A 10 de dezembro, Tatanka apresenta-se no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. A 16 dezembro é a vez do Baile dos Candeeiros, um espetáculo de dança/performance, no mesmo palco, ou seja, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.

Gisela João fecha o Tempos Cruzados, no dia seguinte, 17, com um concerto no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, encerrando dois meses de espetáculos, numa iniciativa organizada em parceria por várias entidades: a Direcção-Geral do Património Cultural, o Museu Nacional Soares dos Reis e os Municípios de Caminha, Chaves e Vila Nova de Gaia.

O Natal será ainda pretexto para os magníficos concertos a que as instituições do concelho já nos acostumaram.  Começam com o Orfeão de Vila Praia de Âncora, seguem com a Academia de Música Fernandes Fão e fecham ainda com o Orfeão de Vila Praia de Âncora.

A não perder o Natal na Rua, com muitas iniciativas e que vai incluir uma Feirinha de Natal, nas Praças das duas vilas, em Caminha e Vila Praia de Âncora. O Natal na Rua vai acontecer entre os dias 17 e 18 de dezembro, enquadrado nas atividades de animação para esta quadra tão especial. Para expor e vender produtos diversos, as inscrições ainda estão abertas, até ao dia 25 de novembro.

Havemos ainda de pegar na bicicleta e passear pelo concelho com o Pai Natal, esperando ansiosamente pelo dia 31 e pela despedida do ano de 2022, na companhia, como já dissemos, do cantor, compositor e músico, Vírgul. É sem dúvida um dos pontos altos da programação de Natal e Ano Novo no concelho de Caminha. Desta vez, acreditamos que vai mesmo acontecer e que a Covid não voltará a estragar os planos. O antigo membro dos Da Weasel continua a somar sucessos e vai estar connosco no coração do Centro Histórico de Caminha, o Terreiro, que tem sido palco de passagens de ano memoráveis.

E se nos despedimos do ano velho com música, será da mesma forma que iremos iniciar 2023. Dia 01 de janeiro, às 17H00, chega o Concerto de Ano Novo, pela Banda Musical Lanhelense. Vai ser no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.