Cantigas ao Desafio projectam “a alma açoriana” em todo o mundo

Cantigas ao Desafio projectam “a alma açoriana” em todo o mundo
Fotografia: DR

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, defendeu que as Cantigas ao Desafio projectam a identidade cultural e “a alma açoriana” em todo o mundo.

“Em qualquer parte do mundo, quando se ouve o tom magoado da Viola da Terra a acompanhar o repentismo sábio de um cantador ao desafio, projecta-se, numa das formas mais dignas e poéticas, a alma açoriana”, vincou o autarca.

 

Pedro Nascimento Cabral falava, este sábado, na 10ª edição da Festa da Associação de Cantadores e Tocadores ao Desafio dos Açores que decorreu na Candelária, dando lugar a uma homenagem póstuma ao anterior Presidente daquela Junta de Freguesia, João Pereira.

 

“As Cantigas ao Desafio são um porta-estandarte da nossa identidade cultural e quando chegam aos quatro cantos do mundo têm também o especial condão de fazer com que qualquer emigrante se recorde da sua freguesia, família, ou do olhar que derramava sobre os nossos montes verdejantes e mar sem igual”, reforçou o Presidente do Município. 

 

Recordando o compromisso da Câmara Municipal de Ponta Delgada em apoiar a candidatura das Cantigas ao Desafio a Património Imaterial Nacional, Pedro Nascimento Cabral enalteceu ainda o “esmerado trabalho” desenvolvido pela Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio dos Açores no que diz respeito à preservação e divulgação desta “arte ancestral” açoriana. 

 

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada não quis, entretanto, deixar de sublinhar a relevância que o homenageado da noite deste sábado assumiu ao nível do desenvolvimento e progresso da Candelária, enquanto ocupou o cargo de Presidente da Junta de Freguesia.

 

“João Pereira soube amar a Candelária como ninguém e foi responsável por relevar o seu nome no mapa da ilha, Região e país”, fez questão de frisar.

 

“O João era persistente, resiliente, pensava pela sua própria cabeça e, quando acreditava num projecto, não havia vaga de mar ou aragem de vento que lhe acalmassem o espírito”, vincou Pedro Nascimento Cabral, dando nota da relação de grande estima pessoal e institucional que ambos estabeleceram “por mais de 20 anos”.

 

O serão de sábado ficou ainda marcado pelas sentidas palavras que o Presidente da Associação de Cantadores e Tocadores ao Desafio dos Açores, Paulo Botelho, dedicou a João Pereira, mas também pelo reconhecimento ao apoio que o executivo liderado por Pedro Nascimento Cabral tem prestado aos desígnios da associação.

 

“A Câmara Municipal de Ponta Delgada tem sido uma parceira exemplar na colaboração que tem tido com a associação. Porque, por mais vontade que tenhamos, se não houver quem confie no nosso trabalho, não nos é possível concretizar aquilo que muitas vezes pretendemos”, começou por dizer.

 

“Quer da parte do Sr. Presidente, Pedro Nascimento Cabral, quer do Sr. Vereador com o pelouro da Cultura, Sérgio Rezendes, tenho tido a sorte de ser bem compreendido. Por isso mesmo, em meu próprio nome e em nome desta Associação, muito obrigado”, enfatizou Paulo Botelho.