CEPAAL Impulsiona Conhecimento no Sector Olivícola Nacional com Webinar

CEPAAL Impulsiona Conhecimento no Sector Olivícola Nacional com Webinar
Foto: DR

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), no âmbito do projecto Da Oliveira à Mesa, cofinanciado por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020 e que tem como missão aumentar a literacia sobre o azeite do Alentejo, desde a sua origem no campo até chegar às mesas de refeição, vai levar a cabo no próximo dia 16 de Outubro, pelas 10:30, um webinar técnico subordinado ao tema Variedades de Oliveira Portuguesas. O webinar está aberto a todos os profissionais do sector e é gratuito, mas de inscrição obrigatória. As inscrições podem ser feitas aqui.

 

O programa do webinar que irá decorrer na plataforma Zoom, conta com 5 apresentações de reputados especialistas. António Manuel Cordeiro do INIAV, irá debruçar-se sobre A Importância da Colecção Portuguesa de Referência de Cultivares de Oliveira e sobre as Variedades portuguesas com potencial para a olivicultura moderna. Por seu turno, Maria do Rosário Félix, da Universidade de Évora, abordará a questão da Produção de variedades de oliveira sanitariamente limpas e resistentes às principais doenças.

 

Como aumentar a rentabilidade das variedades de oliveira portuguesas das regiões produtoras de azeite com DOP, será o tema da intervenção de Francisco Mondragão-Rodrigues, do IPP. Nuno Rodrigues, do IPB, fará uma apresentação acerca dos Fatores a considerar para a obtenção de azeites e azeitonas de mesa de qualidade superior. Enquanto Fátima Duarte, da CEBAL abordará a questão dos Componentes valorizadores do azeite das variedades de oliveira portuguesas.

 

Mais informações disponíveis em https://azeitedoalentejo.pt/cepaal/ ou pelo email: cepaal@azeitedoalentejo.pt.

 

Neste link aceda ao programa do webinar.

 

Sobre o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL)

 

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, associação sem fins lucrativos sedeada em Moura, foi fundado em 1999 com a missão de valorizar e promover o Azeite do Alentejo em Portugal e no resto do mundo.

 

Conta actualmente com 30 produtores e 12 instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades, como seus associados.

 

No âmbito das suas actividades, o CEPAAL desenvolve acções de promoção do Azeite do Alentejo e é responsável pela organização do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, integrado na Feira Nacional de Agricultura; do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura; do Congresso Nacional do Azeite; e do Festival do Azeite Novo. Mais informações disponíveis em: www.azeitedoalentejo.pt.