Certame Gastronómico do Míscaro em Aguiar da Beira
Está de regresso o Certame Gastronómico do Míscaro em Aguiar da Beira. Após um ano de interrupção devido à pandemia da Covid-19, a autarquia volta a organizar o “evento que pretende divulgar o potencial micológico e gastronómico do concelho”. A 8ª edição acontece no último fim de semana do mês, nos dias 27 e 28 de novembro, no Pavilhão Gimnodesportivo da vila, e conta com múltiplas actividades e muita animação.
A gastronomia à volta dos cogumelos silvestres, incluindo os “míscaros amarelos”, e produtos da época será um dos principais motivos de atracção e estará em destaque nas cinco tasquinhas presente no espaço do evento e nos restaurantes do concelho aderentes ao roteiro gastronómico do certame.
Também, o mercadinho local de promoção e venda de produtos sazonais de qualidade e artesanato – no qual irão participar produtores do concelho representados pelas freguesias, Instituições de Solidariedade Social e artesãos -, é outro dos motivos de interesse. Ali poder-se-á encontrar cogumelos silvestres frescos e típicos da região – míscaros amarelos, boletos (cepas), tortulhos, sanchas, entre outros –, tal como outros produtos endógenos e de origem caseira: maçãs, queijos, ovos, castanhas, nozes, pão, azeite, mel, compotas, hortaliças e leguminosas, licores e outros produtos outonais.
O programa inclui também um passeio micológico, animação musical com os grupos locais de concertina e Raízes da Terra e as actuações do grupo de música popular Sete Saias e da artista “pimba” Rosinha e um magusto comunitário.
O VIII Certame Gastronómico do Míscaro, organizado pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira, inaugura no dia 27, às 10h30. Ao longo dos dois dias, são esperadas centenas de pessoas de vários pontos do país.