Ciclo de espectáculos Antiprincesas de Carolina Beatriz Ângelo

Ciclo de espectáculos Antiprincesas de Carolina Beatriz Ângelo

O Museu Municipal Carlos Reis recebe no dia 24 de Abril, pelas 11 horas, a primeira peça do ciclo de espectáculos Antiprincesas, que destaca mulheres que viveram “sem coroas”, sem castelos e que “não tinham superpoderes”, mas que foram “verdadeiras heroínas na vida real” ao desafiar os cânones e revolucionar o mundo em vários domínios.

Carolina Beatriz Ângelo marcou a história portuguesa porque foi uma “defensora apaixonada de um ideal democrático” e “uma heroína que vem sublinhar a evidência de que a vida não é um conto de fadas, e que vale a pena enfrentar todas as dificuldades e lutar por aquilo em que acreditamos”.

Médica e feminista portuguesa, foi a primeira mulher a votar no país, em 1911. A lei afirmava que só podiam votar cidadãos maiores de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família. O facto de ser viúva e ter de sustentar a sua filha permitiu-lhe invocar em tribunal o direito de ser considerada “chefe de família”.

A sessão de teatro tem a duração de 35 minutos e destina-se a famílias, sendo o público-alvo dirigido a maiores de 6 anos. A direcção e interpretação é de Cláudia Gaiolas. A EGEAC Cultura em Lisboa/Programação em Espaço Público, o São Luiz Teatro Municipal e o Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser integram a co-produção.