CIM Viseu Dão Lafões é finalista do prêmio LIFE Awards 2025

Projecto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões é finalista dos prémios europeus LIFE Awards 2025
O projeto europeu LIFE Landscape Fire, desenhado, coordenado e implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, é um dos nove finalistas dos Prémios LIFE Awards 2025, promovidos pela União Europeia. O projecto está nomeado na categoria “Economia Circular e Qualidade de Vida” e ainda na categoria “LIFE Citizens’ Prize, o Prémio dos Cidadãos”, cuja votação pública decorre até 3 de Junho.
O projecto LIFE Landscape Fire é o único dos nove finalistas que tem coordenação portuguesa, sendo que qualquer pessoa pode votar no projecto, de forma gratuita, AQUI. No entanto, após votar, a escolha terá de ser confirmada num e-mail recebido, caso contrário o voto não será contabilizado.
Os Prémios LIFE Awards distinguem os projectos mais inovadores e inspiradores no campo da ação climática e ambiental, com impacto directo na protecção da biodiversidade, combate à poluição, adaptação às alterações climáticas e promoção de tecnologias limpas.
O LIFE Landscape Fire é o único projecto entre os finalistas que tem coordenação portuguesa, o que representa um destaque significativo para a região de Viseu Dão Lafões e para Portugal.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 3 de Junho, em Bruxelas, no âmbito da Semana Verde da União Europeia (EU Green Week).
LIFE Landscape Fire - um projeto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões
O projecto LIFE Landscape Fire promove a adopção de práticas sustentáveis de prevenção de incêndios florestais, como o uso de fogo controlado, a pastorícia e o controlo de espécies invasoras. Estas soluções têm revelado grande eficácia na protecção da biodiversidade e no aumento da resiliência dos ecossistemas.
“O projecto LIFE Landscape Fire demonstra que a prevenção dos incêndios pode ser bem-sucedida recorrendo a métodos ancestrais, como a pastorícia e o fogo controlado”, sublinha Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. “É um orgulho liderarmos uma iniciativa reconhecida a nível europeu e que reflecte o empenho colectivo de todos os parceiros ao longo dos últimos anos”, acrescenta.
Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, este foi o único projecto português aprovado pelo Programa Europeu LIFE, no aviso de 2018, na Área do Ambiente. Além da CIM Viseu Dão Lafões, teve como parceiros o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade da Extremadura, a Junta da Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.
Entre os marcos do projecto, destaca-se a visita do Comissário Europeu do Ambiente, Virginius Sinkevičius, em 2023, à Aldeia da Coelheira (São Pedro do Sul), onde assistiu a uma acção de fogo controlado. Outros momentos relevantes incluem o 3.º Seminário Internacional LIFE Landscape Fire, realizado em Viseu, e uma visita técnica de três dias à Extremadura, para conhecer áreas intervencionadas.
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.