Cinema Português em destaque na Programação do CAE em Novembro

Cinema Português em destaque na Programação do CAE em Novembro
O Ano da Morte de Ricardo Reis
O Cinema Português estará em destaque na Programação do CAE no próximo mês de Novembro. Com as sessões a terem lugar às sextas-feiras, pelas 21h30, este conjunto de filmes reflecte a diversidade, criatividade e dinâmica do cinema feito em Portugal.
Assim, no dia 6 será exibido o filme “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, do realizador João Botelho, que adapta para o grande ecrã a obra homónima de José Saramago, e que conta com interpretações de Chico Diaz, Catarina Wallenstein e Victoria Guerra.
No dia 13 o cinema será acompanhado pela música ao vivo, com o Cine-Concerto “Surdina”, de Rodrigo Areias, cuja banda sonora será interpreta ao vivo por Tó Trips, o conhecido músico dos Dead Combo. De referir que este filme tem como intérprete principal o figueirense António Durães (que estará presente na sessão) que contracena com nomes como Ana Bustorff ou Ângela Marques. O argumento é da autoria de Valter Hugo Mãe.
De referir, igualmente, a estreia da curta-metragem das realizadoras figueirenses Ana Carolina Pascoal e Adriana Mendes, “O Lugar Perfeito”, a ter lugar no sábado, 14 de Novembro, pelas 21h30.
O jovem realizador Gabriel Abrantes, autor da longa “Diamantino”, estará em destaque na sessão de dia 20, com a exibição de 4 curtas-metragens premiadas em festivais como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, a Berlinale, Festival del Film Locarno, Toronto, entre outros. O programa, intitulado “Quatro Contos”, é constituído pelos filmes “Freud Und Friends” (2015), “Uma Breve História de Princesa X” (2016), “Os Humores Artificiais” (2016) e “As Extraordinárias Desventuras da Menina de Pedra” (2018).
Finalmente, no dia 27 será exibido o filme sensação do último Festival de Veneza, “Listen”, a primeira longa metragem da realizadora Ana Rocha de Sousa que tem como intérprete principal Lúcia Moniz. O filme arrecadou naquele certame o prémio Leão do Futuro e o Prémio Especial do Júri da Secção Orizzonti, bem como dois galardões paralelos do festival - o Prémio Bisato d’Oro de Melhor Realização e o Prémio Sorriso Diverso.
As sessões decorrerão no Auditório João César Monteiro, com o preço dos bilhetes a 4,00€, excepto o Cine-Concerto com o filme “Surdina”, que terá lugar no Grande Auditório, com os ingressos ao preço único de 5,00€.