Circuito com dezenas de actividades para toda a comunidade ao longo dos primeiros meses de 2025
A cada temporada, o Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts procura estreitar relações entre a comunidade, a arte e a tecnologia. Para os meses de Janeiro a Julho de 2025, são quase trinta as actividades para os vários públicos – Angélica Salvi, Lawrence English e Pierre Bastien são alguns dos artistas convidados.
Damos início ao ano que celebra Braga como Capital Portuguesa da Cultura com um espectáculo especial, o Cineconcerto: Pierre Bastien e curtas de animação japonesas. A 17 e 18 de Janeiro, no Theatro Circo, o músico francês acompanha curtas de animação japonesas das décadas 1920 e 1930 com a sua orquestra de autómatos musicais.
A arte é um fenómeno é um novo ciclo de workshops para crianças e famílias onde a natureza é o ponto de partida para descobrir que a ciência e a arte são duas faces da mesma curiosidade: Semear Cores, decorre no dia 22 de Março, Mármore em todo o lado!, no dia 31 de Maio e Urbanotipia a dia 21 de Junho.
Antes da chuva sopra o vento, um co-produção com vários espaços de programação do país, é mais um dos destaques desta temporada – há sessões para escolas no dia 9 de Maio, e famílias no dia 10, sábado. Este espectáculo cruza a dança contemporânea e a informática musical, usando os corpos e o movimento dos intérpretes e do público como instrumentos musicais, explorando possibilidades sonoras, expressivas e simbólicas dos elementos do mundo animal, vegetal e mineral.
Entre Janeiro e Julho, para os mais novos e famílias, a oferta é vasta e são vários os momentos de fruição. No dia 1 de Fevereiro há duas actividades que integram o festival Square da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura: CRASSH_Babies 1.0, que decorre durante a manhã, e CRASSH_DuoCircus, às 15:00. Numa parceria com o Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho, no dia 22 de Fevereiro, o CoderDojo volta a convidar crianças e jovens dos 7 aos 17 anos a aprender programação consoante o seu nível conhecimento. Animação e fascinação é uma sessão de cinema infanto-juvenil programada pelo MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa que decorre no Theatro Circo no dia 5 de Abril. No dia 3 de Maio, no gnration, há Estação de Experimentação: Hacking de consolas de vídeo. No dia 31 de Maio, no Theatro Circo, assistimos a Tatabitato, uma sessão-concerto para bebés e crianças criada pela associação Gira Sol Azul, e Nuvens, um espectáculo concebido por Joana Araújo, Maria Mónica e Ricardo Baptista, onde se explora os mistérios do que cada um vê. As cores do som é uma oficina mediada por Carlo Giovani e decorre de 15 a 17 de Julho no Theatro Circo.
No dia 18 de Janeiro, Lawrence English volta ao gnration para apresentar o BMA lab The Radical Listener – Escuta e field recording; Mobile Radio, repetentes a dirigir um BMA lab, estarão à frente do Laboratório Internacional de Arte Radiofónica, a decorrer nos dias 15 e 22 de Março; já no dia 5 de Abril, Hélder da Rocha Pereira conduz a masterclass Luzes, headset, imersão!. O Circuito Summer School está de volta entre os dias 7 e 11 de Julho, e propõe uma semana de criatividade e experimentação para jovens a partir dos 12 anos, com workshops em áreas como a fotografia, criação de instrumentos musicais ou poesia.
Há também novidades no Circuito Escolar, com novos projectos como o Vaivém, dirigido a alunos do 1.º ciclo de escolas da periferia da cidade de Braga, desenhado para aproximar a arte e a cultura dos mais novos. No dia 8 de Fevereiro, Clara Vieira Rodrigues orienta a Formação de Professores intitulada Educadores do Pós-Digital - Literacia e Metodologias Participativas Centradas na Criança. Já Gustavo Costa, fundador da Sonoscopia, está responsável pela acção de curta duração Escuta e criatividade na pedagogia musical, que decorre no dia 1 de Março no gnration. Os WE! Workshops de Experimentação estão de volta para a comunidade escolar entre os dias 17 e 19 de Fevereiro com o tema Mosaicos de Sons, um workshop orientado por Inês Malheiro e Nuno Loureiro, e também entre os dias 13 e 15 de Maio, sob orientação de Inês Malheiro e Artur Carvalho com Vamos criar uma banda?.
Mantendo a prática de uma nova direcção artística a cada ano, a ODE – Orquestra de Dispositivos Electrónicos de 2025 será conduzida pela harpista e compositora Angélica Salvi. Estão abertas as inscrições para músicos e não-músicos de Braga que queiram participar nas sessões de criação que ocorrem de Março a Junho. Sob orientação da artista e mediadora Joana Patrão, as Visitas orientadas às exposições do gnration estão de regresso nos dias 15 de Fevereiro e 8 de Março, com foco na exposição de Kim Gordon – Object of Projection, e nos dias 3 de Março e 7 de Junho, onde nos iremos debruçar sobre os trabalhos de Tatiana Macedo e Ana Vieira. As visitas são gratuitas e as famílias com crianças pequenas são bem-vindas!
Mais informação em www.bragamediaarts.com/pt/circuito
Contacto: Sara Oliveira – sara.oliveira@fazcultura.pt