Casa da Memória convida a participar no projecto “Selva Coragem” através da partilha de plantas

Casa da Memória convida a participar no projecto “Selva Coragem” através da partilha de plantas

A Casa da Memória de Guimarães vai acolher um projecto muito especial que apela à participação de toda a comunidade. “Selva Coragem”, do Teatro do Frio, é um projecto construído com o território, a partir de plantas emprestadas pelos habitantes locais. Toda a população pode contribuir para esta instalação, emprestando plantas de diferentes tipos.  

“Selva Coragem” articula conceitos e pressupostos da arte sonora, da escrita dramatúrgica e da performance, com perspectivas de sustentabilidade, biodiversidade e qualidade de vida no tecido urbano e implementa-se em espaços expositivos ou lugares urbanos. Para isso, em cada edição do “Selva Coragem”, a equipa do Teatro do Frio instala-se no território, no qual desenvolve o processo de recolha de plantas. 

A partir do “património verde” reunido e do arquivo sónico do Teatro do Frio, é construído um olhar escultórico e sonoro que articula diferentes tipologias de espaços no seu interior e desafia ao diálogo, à escuta e à contemplação. 

As plantas deverão ser entregues na Casa da Memória até 11 de Março, das 10h00 às 18h30, mas poderão também ser recolhidas na morada dos seus cuidadores. Esta “matéria verde e viva” – cheia das memórias e dos significados que cada pessoa atribui às plantas que cuida – será assim a base para criar uma “pequena selva colaborativa”, que terá no seu interior diferentes espaços para estar, ouvir, conversar ou contemplar. No final do projecto, as plantas retornarão à sua casa com outras memórias, na perspectiva de um outro futuro, em que vegetal e humano não estejam tão separados.

A inauguração da instalação “Selva Coragem” está agendada para o dia 18 de Março, às 18h30, na Sala Pátria da Casa da Memória, sendo de entrada gratuita e dirigida a todas as idades. Cada planta terá uma ficha de acolhimento, onde estarão descritas as necessidades e cuidados a ter. Enquanto a planta estiver exposta, a Casa da Memória tratará de corresponder a cada uma dessas informações. Esta “Selva Coragem” poderá ser visitada até ao dia 25 de Abril, data do 6º aniversário da Casa da Memória. Após a desmontagem, todas as plantas emprestadas serão devolvidas aos seus respectivos cuidadores.