Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2022 visita o Grande Porto
O Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2022 vai a Matosinhos, para a sua segunda etapa, dias 17 e 18 de Setembro. E quem melhor para falar deste regresso às praias do Grande Porto que um dos símbolos maiores do desporto portuense, campeão nacional em título e dono de 9 títulos open, Manuel Centeno.
“É bom voltar a ver o bodyboard nacional ao mais alto nível no Porto, cidade com grande tradição na modalidade. Ainda não sabemos bem em que praia vai decorrer a prova, sei que depende muito das condições, mas se fosse em Leça seria excelente. É um regresso importante para todos, pela visibilidade e pelo simbolismo”, comentou Manuel Centeno, de 41 anos, ressalvando:
“Não deixo que o sentimento me afete nestas coisas. Estou mais focado em competir e no que tenho de fazer. Se calhar, os meus amigos sentem mais que eu estas coisas, sobretudo o pessoal mais novo, pois é bonito ter um campeonato desta envergadura para sentirem o espírito que sempre houve aqui desde há 15, 20 anos, quando isto era um enorme centro de bodyboard.”
Mas para o campeão nacional, portador da lycra verde do Crédito Agrícola, toda a concentração está na competição que se avizinha e na preparação, a todos os níveis: físico e, sobretudo, mental:
“Há vários fatores contra mim, basta pensar quantos conseguiram ganhar dois nacionais consecutivos. Não é fácil pois sinto que há alguma descontração involuntária. Sinto que me aconteceu isso na primeira etapa, na Figueira da Foz, e fui quinto. Logo, agora tenho de correr atrás do prejuízo.”
Mas, na contabilidade competitiva, também há pontos a favor, diz Centeno:
“A motivação vai mudando com os anos e os títulos, mas o que interessa é que a intensidade do desejo seja constante. O querer ganhar. Isso é que é chave. Mas estou descontraído e quero é surfar bem.”
Este regresso ao Grande Porto é marcante para a comunidade de bodyboard do Norte e é recebido com agrado pelas autarquias envolvidas.
Vasco Pinho, vereador responsável pelo pelouro do Desporto da Câmara de Matosinhos, também partilha a visão das repercussões positivas que esta passagem do CNBBCA 2022 tem para o seu concelho:
“Há uns meses analisámos, em conjunto com a autarquia do Porto, a possibilidade de trazer este evento para as nossas praias. E entendemos que ia trazer um valor acrescido a uma modalidade praticada nas nossas praias mas também iria ser um momento de destaque para os desportos de deslize, e a possibilidade para os mais jovens terem um ponto de referência desta modalidade que tem muita tradição no concelho. Somos conhecidos pela gastronomia, arquitetura, cultura e queremos sê-lo também pelo Desporto.”
Vasco Pinho defende uma abordagem multidimensional do Desporto, acrescentando:
“Consideramos que o Desporto é a melhor maneira de, a montante, investir na saúde das populações. Tomando emprestadas as palavras de um amigo dirigente de futebol, consideramos o Desporto um medicamento, a melhor maneira de combater uma série de situações prejudiciais à saúde, quer física quer mental.”
Por parte da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, vereadora com o Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto afirma:
“Esta é a primeira vez que a Câmara do Porto se associa a um evento de bodyboard desta dimensão, o que representa mais um passo no apoio que a autarquia tem vindo a conceder aos desportos praticados no mar. Será, por isso, com orgulho que vamos acompanhar de perto os melhores atletas desta modalidade, numa das mais emocionantes etapas do Campeonato Nacional de Bodyboard.”
As etapas seguintes
Nazaré -15 e 16 de Outubro
Peniche – 12 e 13 de Novembro
A Bboardtv é uma marca nacional que exerce a sua atividade no domínio da comunicação, promoção e organização de eventos desportivos, nomeadamente da modalidade bodyboard.
É, desde o início de 2021, e após acordo celebrado com a Federação Portuguesa de Surf, promotor do Circuito Nacional de Bodyboard, tendo a seu cargo a organização integral da prova, para além de efetuar a cobertura regular de outras provas nacionais, como o Circuito Nacional de Esperanças, e internacionais, como o European Tour of Bodyboard.
Conta com o patrocínio do Grupo Crédito Agrícola, naming sponsor do Circuito Nacional de Bodyboard e com os apoios da MEO, 360º Surf shop e Nazaré Jet, para além de todos os municípios envolvidos e associações desportivas locais.
A Federação Portuguesa de Surf (FPS) foi fundada em 1989. Tem o Estatuto de Utilidade Pública que confere a autoridade desportiva. A FPS é atualmente liderada pelo Presidente, João Manuel de Carvalho Jardim Aranha.
É a instituição que representa, nacional e internacionalmente, as diversas modalidades que a compõe: Surf, Bodyboard, Longboard, Skimboard, Kneeboard, Bodysurf, Tow In e Tow Out. Até 2017 representou também o Skateboard. A F.P.S. é composta por cerca de 15.000 federados, 100 clubes, 250 escolas, 3 associações nacionais e organiza cerca de 140 actividades por ano.
É membro efectivo da International Surfing Association (ISA), da Federação Europeia de Surf (ESF), Comité Olímpico de Portugal (COP) e da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
Também está filiada em muitas outras organizações e colabora com várias instituições de ensino, sociais e ambientais.
A F.P.S. é responsável pelas Selecções Nacionais, pelos seus resultados e pela preparação dos atletas de alta-competição. Portugal é o actual Vice-Campeão Mundial de Surf Open (título alcançado pela 3ª vez consecutiva, no passado mês de Maio em França), e Campeão da Europa de Juniores de Surf, Bodyboard e Longboard 2016.
Conta com o apoio fundamental da Goldenergy, Jogos Santa Casa, Mike Davis, Cision e KLM.