Daniela Campos com o melhor resultado entre os portugueses na categoria de sub-23
Daniela Campos foi a corredora portuguesa mais bem classificada nas provas de contrarrelógio que decorreram esta tarde em Sangalhos, Anadia, nos Campeonatos da Europa de Estrada. Portugal esteve também representado por Beatriz Pereira e Pedro Andrade.
Os atletas masculinos e femininos da categoria de sub-23 disputaram esta tarde o contrarrelógio individual dos Campeonatos da Europa. Daniela Campos foi a melhor portuguesa, tendo terminado a prova no 16.º lugar. A corredora concluiu o seu esforço individual com um tempo de 35m42s.
“Foi complicado lidar com o calor. Estava muito abafado. Foi muito duro gerir também o esforço. Sinto que só posso estar orgulhosa do meu resultado, principalmente tendo em conta o nível das atletas que temos aqui. São das melhores do mundo, portanto, qualquer que seja o resultado que consigamos obter vai ser sempre bom”, afirmou a atleta portuguesa.
À semelhança de Daniela Campos, Beatriz Pereira também marcou presença nesta prova de contrarrelógio, terminando na 24.ª posição, após completar a prova em 36m43s. A atleta que representa a seleção nacional nestes Campeonatos da Europa de Estrada, falou sobre o percurso deste contrarrelógio. “Foi difícil. Este é um contrarrelógio muito diferente de todos os que já tinha feito, muito ondulado e muito difícil de gerir. Durante muitos anos o contrarrelógio não era a minha especialidade, tenho treinado muito e os primeiros frutos do meu trabalho surgiram nos campeonatos nacionais em que fiz segundo. Vim para aqui para ter uma experiência diferente e para continuar a melhorar os meus contrarrelógios. Estou contente com o contrarrelógio que fiz, gostaria de o ter gerido melhor, mas espero que para o ano ou daqui a dois anos tenha a oportunidade de o fazer.”
No setor feminino, a medalha de ouro foi conquistada pela neerlandesa Shirin Androoij, que completou a prova em 31m34s. A italiana Vittoria Guazzini foi segunda, a 11 segundos, com Marie Le Net (França) a terminar com 12 segundos de diferença para a vencedora.
Pedro Andrade foi o único representante de Portugal no setor masculino da categoria de sub-23. Fechou na 32.ª posição, com uma marca de 30m40s. O corredor português revelou as maiores dificuldades que enfrentou e um percalço que sofreu logo no inicio da prova.
“As condições estiveram bastante adversas, mas era igual para todos. Estava bastante calor e tive um percalço logo no início do contrarrelógio. O meu bidon caiu e fui sem água durante o contrarrelógio todo, o que dificultou imenso o meu trabalho. Estava à espera de fazer um pouco melhor, mas as sensações também não foram bem o que eu esperava. Dei o meu melhor e quando assim é temos de estar satisfeitos independentemente do resultado. No domingo temos a prova de fundo e com ela mais uma oportunidade de fazer melhor”, disse Pedro Andrade, campeão nacional de contrarrelógio.
Alec Segaert (Bélgica) foi o melhor em prova, sagrando-se campeão da europa de contrarrelógio na categoria de sub-23. O croata Fran Miholjevic foi segundo, a 50 segundos do vencedor, seguido do francês, Eddy Huitouze.