Combate a pobreza | Identificação de boas práticas a nível nacional

Combate a pobreza | Identificação de boas práticas a nível nacional
Foto: DR

COORDENADORA NACIONAL DO COMBATE À PROBREZA VISITA ESPAÇO MUDANÇA EM OLIVEIRA DO BAIRRO

Identificação de boas práticas a nível nacional

 

Sandra Faria Araújo, Coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, visitou no passado dia 21 de Fevereiro o Espaço Mudança de Oliveira do Bairro, no âmbito de uma iniciativa que procura identificar boas práticas nessa área.

 

Lília Ana Águas, Vereadora da Educação e da Acção Social do Município de Oliveira do Bairro, recebeu a responsável nacional e apresentou o Espaço Mudança, juntamente com responsáveis da Santa Casa da Misericórdia do Concelho, parceira no projecto.

 

O Espaço Mudança de Oliveira do Bairro tem como objectivo aumentar os níveis de bem-estar e qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias, em situação de risco, sinalizadas por serviços concelhios.

 

Este serviço faculta o acesso gratuito a respostas de carácter psicoterapêutico (terapia individual, terapia familiar, terapia de casal, intervenção em rede primária e/ou secundária) e psicoeducativo (educação parental e mediação familiar), garantindo ainda o transporte gratuito para as consultas das crianças, jovens e famílias que não dispõem de meios para o fazer.

 

Criado em 2008, através de um protocolo que o município bairradino, que financia integralmente este serviço, estabeleceu com a Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, o Espaço Mudança acompanha anualmente, em média, cerca de 150 processos nas diferentes respostas e realiza à volta de 1.800 consultas.

 

As entidades sinalizadoras são os serviços comunitários, designadamente os serviços de Acção Social e Educação do Município, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro.

 

De referir ainda que são aceites autopropostas das famílias. Têm prioridade, no entanto, as situações sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e a Equipa Multidisciplinar de Apoio aos Tribunais da Segurança Social.

 

Este serviço tem permitido, ao longo dos últimos anos, mitigar e/ou resolver múltiplas situações de risco.