Comboio histórico volta a circular em edição especial AgitÁgueda
A experiência da viagem única do Comboio Histórico do Vouga começou no último sábado, dia 13 de Julho. A edição de Verão destas viagens “inesquecíveis”, com uma programação associada ao AgitÁgueda, vão continuar, todos os sábados, até 31 de Agosto.
“É uma oportunidade para, por um lado, apreciar as nossas belas paisagens a bordo de locomotivas históricas na única linha de via estreita em funcionamento no nosso país, um património ímpar que gostamos de cuidar e preservar”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que, por outro lado, esta é uma oportunidade para “conhecer a cidade, as nossas propostas culturais e as instalações artísticas, entre as quais os nossos guarda-chuvas coloridos e levar, na bagagem de regresso, a alegria, a cor, os sorrisos e uma experiência única”.
Estas autênticas viagens ao passado, a bordo de uma carruagem do século XX e que resultam de uma parceria entre a CP – Comboios de Portugal, o Município de Águeda e a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, vão poder ser feitas nos dias 20 e 27 de Julho e ainda 3, 10, 17, 24 e 31 de Agosto.
O itinerário de cada viagem iniciar-se-á às 13h45, na estação de Aveiro, com destino a Macinhata do Vouga, onde os passageiros terão a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Museu Ferroviário. Já no percurso de regresso, será feita uma paragem em Águeda, entre as 17H02 às 19H20, onde os visitantes serão recebidos por um guia que os levará num passeio pela cidade para apreciar as instalações artísticas que integram o AgitÁgueda. A viagem terminará novamente em Aveiro, com a chegada prevista para as 20h07.
Durante o mês de Julho, os visitantes poderão apreciar a animação programada no âmbito do AgitÁgueda; em Agosto, os passageiros terão a oportunidade de visitar e admirar as instalações artísticas resultantes do festival, que estarão disponíveis até final de Setembro.
O Comboio Histórico do Vouga contará com a locomotiva diesel CP 9004, uma peça histórica construída no final da década de 50 do século passado, que marcou o fim da era dos comboios de via estreita na Linha de Guimarães. O comboio é composto por cinco carruagens que “relatam” a história dos caminhos de ferro: Carruagem de varandim belga de 1908; carruagem alemã de 1925, que exemplifica a engenharia e design ferroviários do início do século XX; carruagem construída pelos Caminhos de Ferro do Estado nas oficinas do Porto em 1913, representando o legado industrial português; carruagem portuguesa do Barreiro, de 1908, que outrora percorria a Linha do Corgo, entre Régua e Chaves; e carruagem mista italiana, mostrando a diversidade e riqueza do património ferroviário europeu.
Os bilhetes estão à venda na página da CP na Internet.