Conferência BEIRA Primavera vai debater Inteligência Artificial - Maurizio Ferraris
Participantes poderão assistir em directo e ao vivo a diversos usos da Inteligência Artificial, coordenados pelo Professor Mário Romão com a empresa Caixa Mágica Software. Inscrições gratuitas a decorrer
É já este sábado, dia 15 de Junho, que Viseu recebe o filósofo e investigador italiano Maurizio Ferraris, naquela que é a 2ª edição do ciclo de Conferências do BEIRA - Observatório de Ideias Contemporâneas Azeredo Perdigão.
A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu será o palco principal deste evento, subordinado ao tema “Inteligência Artificial e Inteligência Natural”, com início pelas 10H30.
Mais do que a partilha e debate de ideias em torno da temática, haverá espaço para testemunhar, em directo e ao vivo, a Inteligência Artificial em acção. Coordenadas pelo Professor Mário Romão, do ISEG, a Caixa Mágica Software apresentará soluções empresariais e outras do uso da IA a todos os presentes.
Recorde-se ainda que o programa, moderado pelo jornalista Henrique Monteiro, do Jornal Expresso, inclui vários momentos relacionados com o tema e uma rubrica de "Pontos de Vista”, na qual participam alguns prestigiados investigadores como Ana Paiva, actual Secretária de Estado da Ciência; José Júlio Alferes, Director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; e Paulo Nuno Vicente, autor do êxito "Os Algoritmos e Nós”, da Fundação Manuel dos Santos.
O evento é aberto a toda a comunidade, com participação gratuita sujeita à lotação do espaço e, por isso, com necessidade de inscrição prévia, através de formulário próprio que pode ser acedido no website municipal.
A Conferência BEIRA Primavera é promovida pelo BEIRA – Observatório de Ideias Contemporâneas Azeredo Perdigão, um centro de reflexão inspirado na figura do Dr. José de Azeredo Perdigão, ilustre viseense e figura ímpar da Cultura em Portugal no séc. XX. Tem como objectivo fomentar o debate de ideias sobre grandes temas da actualidade, numa perspectiva que tenha em conta o seu enquadramento, não só nacional, mas também global. Trata-se de um projecto cultural sem fins lucrativos, criado por um Acordo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viseu e a Associação Viriatos.14, que são - com a Fundação Calouste Gulbenkian - os seus Membros Fundadores.
Mais informações através dos contactos 961 366 087 e 936 465 205 (chamadas para a rede móvel nacional), da Associação Viriatos.14, ou do email beiraviseu2024@gmail.com.