Exposição temporária de Júlio no Museu das Marionetas do Porto
Ao longo do processo de construção de qualquer obra há sempre ideias e imagens que crescem à margem da ideia principal ou que passam a fazer sentido para outro projecto.
Nas obras expostas encontramos isso mesmo. Desenhos e esculturas que poderiam fazer parte da peça Coisas do Teatro de Marionetas do Porto mas que por uma razão ou outra cresceram noutra direção, transformaram-se noutra coisa.
Disponivel até 29 de janeiro de 2023 no Museu das Marionetas do Porto.
Júlio Vanzeler
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2011-)
Lecionou o curso livre de Iniciação à Ilustração para a Infância e Iniciação à Ilustração Digital na Faculdade de Belas Artes do Porto, as disciplinas de Ilustração de Moda no CITEM e lecionou Ilustração de Moda e Ilustração Digital no CITEX. Lecionou Ilustração de Moda e Ilustração Digital na Modatex. Colaborou como ilustrador com as revistas ” Máxima”, “Notícias Magazine”, “Sábado”, “Visão”, “Flash” e com os jornais “Sol”, “I”, “Público “e “Expresso”. Colabora com o Teatro de Marionetas do Porto desde 1997, tendo criado ilustrações e marionetas para diversas peças. Ilustrou vários livros para a infância. Ao seu trabalho foi atribuído um número significativo de prémios, tendo sido um dos nomeados para o prémio “Melhor livro de Ilustração Infantil” do Festival BD Amadora com o livro “Sua Majestade o Príncipe” e com “Os Negócios do Macaco”. Co-realizou a curta metragem de animação “O Gigante”, tendo sido atribuídos a esta animação vários prémios e seleções para festivais, entre eles o Prémio do público melhor curta metragem no Festival de Brasília (2012) e tendo sido um dos finalistas dos Prémios Goya (2013).