Cristina Rodrigues apresenta “Mordomas” em Caminha
É inaugurada, no próximo dia 11 de Junho, no Museu Municipal de Caminha, a instalação de arte contemporânea “Mordomas”, de Cristina Rodrigues, composta por 16 esculturas e um documentário sobre as danças rituais em territórios dos Caminhos de Santiago.
O Presidente da Câmara de Caminha, Luís Miguel Alves, o Programador da Acción Cultural Española (ACE), Pablo Álvarez e o Curador da exposição e conselheiro da ACE, Mateo Feijóo marcarão presença no evento.
A obra de arte da artista portuense recria e homenageia as bailarinas portuguesas - as Mordomas - e os bailarinos espanhóis - os Mayordomos -, emblemáticos de várias localidades dos dois lados da fronteira atravessadas por territórios ao longo do Caminho de Santiago. Já o documentário, onde participam elementos de todos os grupos etnográficos do território de Caminha, reúne as histórias de várias gerações de bailarinos, tendo sido gravado no Valadares Teatro Municipal e no Cine-Teatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora e durante uma deslocação recente de Cristina Rodrigues ao sul de Espanha, nomeadamente à Andaluzia e Extremadura, regiões referência do Caminho de Santiago.