Dançando com a Diferença: Semana de inclusão e acessibilidade no Teatro Viriato
O Teatro Viriato promove de 29 de Novembro a 4 de Dezembro, a Semana Dançando com a Diferença. A Dançando com a Diferença é uma companhia de dança fundada em 2001, na Madeira, que desde 2014 mantém uma relação cúmplice com o Teatro Viriato, oficializando-se no ano de 2017 como Projeto Residente. A partir do Teatro, tem lançado à cidade de Viseu as sementes de um relevante trabalho artístico, pedagógico e de sensibilização para a inclusão social, que por sua vez tem sido acolhido com sucesso, quer pelo público, quer por entusiastas da Dança Inclusiva, escolas e instituições.
Nesta semana, contam dar um lamiré da multiplicidade de actividades que o Dançando propõe, além dos seus espectáculos que circulam um pouco por toda a Europa. Por vezes, o trabalho mais invisível é aquele que perdura e cria raízes mais profundas numa cidade, num corpo, numa vida, passando de mão em mão, de geração em geração, de lugar para lugar, com a força silenciosa da disciplina diária e do cuidado permanente.
De 29 de novembro a 04 de Dezembro, o Teatro Viriato acolhe a residência artística “O Barulho ensurdecedor do silêncio”, orientada pelo artista Miguel Moreira e na qual participam os intérpretes do Dançando com a Diferença - Viseu. Durante este período, será desenvolvido um ciclo de oficinas em que os intérpretes participantes poderão dar início a um processo de autodescoberta e reimaginação da sua identidade criativa individual e colectiva, que culminará numa apresentação final no dia 04 de Dezembro, às 17h00. A apresentação é de entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete na bilheteira do Teatro Viriato.