Triciclo: três meses de música em Barcelos

Triciclo: três meses de música em Barcelos
Fotografia: D.R.

O triciclo já tem cartaz para os meses de outubro a dezembro, com música nova e mais itinerante do que nunca. Há concertos no Paço dos Condes de Barcelos, na Igreja do Terço, na sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos e no Theatro Gil Vicente. Entre outubro e dezembro, estes espaços vão receber o concerto de pré-apresentação do novo disco dos Glockenwise, o projeto a solo de Rui Reininho (vocalista dos GNR) e o regresso a Portugal dos míticos Putan Club.


A abrir a programação, a 7 de outubro, o duo franco-italiano Putan Club apresenta-se ao vivo no Paço dos Condes de Barcelos. É o regresso a Portugal da banda com uma sonoridade industrial, que é conhecida pelos potentes concertos ao vivo. Já a 20 de outubro, a Igreja do Terço recebe o duo de cordas “Colectores”, que junta os instrumentos de cordas do músico português Pedro João (cavaquinho) e do italiano Doc Rossi (mandocello).


Em novembro, o triciclo atravessa para a margem esquerda do Cávado e apresenta Glockenwise na sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos. O concerto está marcado para 4 de novembro e serve de pré-apresentação do novo disco da banda barcelense, que irá ser lançado no início de 2023. A noite termina ao som do dj set da dupla Raio de Sol, composta por André Simão e Tiago Lopes.  


No último mês do ano, Rui Reininho estreia-se em nome próprio em Barcelos. O vocalista dos GNR revela a sua face mais experimental, à boleia do disco “20.000 Éguas Submarinas”, editado em 2021. Para além de Rui Reininho, o concerto terá em palco figuras ligadas à histórica banda portuense GNR, como Paulo Borges (sintetizadores) e Alexandre Soares (guitarra elétrica).


O barcelense Pedro Oliveira será o responsável pela bateria e percussões no concerto que terá lugar no Theatro Gil Vicente, a 2 de dezembro. O ciclo de concertos encerra no Theatro Gil Vicente, a 16 de dezembro, com a jovem banda Ocenpsiea, que percorre caminhos entre o jazz e o hip-hop, estando a promover o mais recente trabalho “Oceano-Mar” (2021).           


Ao abrigo do programa de serviço educativo do triciclo, quatro artistas barcelenses vão desenvolver uma residência artística com a associação local Amar 21 - Associação de Apoio à Trissomia 21 e Outras Perturbações do Neurodesenvolvimento. De acordo com o coletivo de artistas, “o objetivo passa por abordar as expressões artísticas como um caminho que ajude as crianças com necessidades educativas especiais a vivenciar diferentes formas de expressão”.


Serão valorizadas as suas experiências, capacidades e modos de expressão únicos e pessoais, com o intuito de romper barreiras e permitir que ultrapassem os seus limites. A residência artística promovida pelo triciclo será orientada pelos barcelenses Tiago Rosendo, Patrícia Sousa, Ricardino Lomba e Ricardo Falcão, tendo a apresentação ao vivo marcada para 19 de novembro, no Theatro Gil Vicente.        

                            
O triciclo é um ciclo de concertos itinerante promovido pelo Município de Barcelos. Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis no Theatro Gil Vicente, BOL e locais habituais.