“A Ler e a Contar na Biblioteca Escolar”

“A Ler e a Contar na Biblioteca Escolar”
Foto: DR

Biblioteca Municipal leva apresentação de livro sobre direitos humanos às bibliotecas escolares

 

O Serviço de Apoio à Rede de Bibliotecas Escolares do Biblioteca Municipal de Coimbra vai prosseguir com o programa “A Ler e a Contar na Biblioteca Escolar”, que consiste na itinerância de autores, ilustradores ou contadores de histórias infanto-juvenis pelas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico da rede pública concelhia. A obra escolhida é “Livres e iguais”, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e vai ser apresentada por Diogo Carvalho. O programa tem como principal objectivo a promoção do livro e da leitura.

 

“Livres e Iguais”, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Ana Seixas, é uma obra sobre os direitos humanos e a necessidade que temos de os conhecer para os podermos defender. É, precisamente, uma edição comemorativa dos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 Anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, editada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda. É também recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. A dramaturgia e encenação é de Deolindo Pessoa e a produção é do CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho, de Montemor-o-Velho, com o apoio da INCM.

 

A obra vai ser apresentada por Diogo Carvalho, um jovem de 30 anos, natural de Coimbra, mestre em Estudos Artísticos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Diogo é, ainda, especialista em Produção das Artes do Espectáculo no Instituto Politécnico de Bragança, estudou canto lírico no Conservatório de Música de Coimbra, é licenciado em Teatro e Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra e pós-graduado em Património Cultural Tradicional e Popular. Com vasta experiência e formação em Teatro, Canto e Musicais. O teatro tem sido o foco da sua formação e da sua vida.

 

A apresentação da obra “Livres e iguais” vai acontecer no dia 7 de Novembro, na EB de Almalaguês, às 9h30, na EB de Vendas de Ceira às 11h00 e na EB de S. João do Campo às 14h00; no dia 9 de Novembro na EB do Norton de Matos às 9h30, na EB da Quinta das Flores às 11h00 e na EB de Assafarge às 14h00;  no dia 14 Novembro na EB de Montes Claros às 9h30, na EB de Sta. Cruz às 11h00 e na EB de Coselhas às 14h00 e no dia 23 Novembro na EB do Loreto às 9h30, na EB de Eiras às 11h00 e Biblioteca Anexa de Trouxemil às 14h30.