Diogo Narciso vice-campeão europeu de corrida por pontos

Diogo Narciso vice-campeão europeu de corrida por pontos
Diogo Narciso ofereceu mais uma excelente exibição aos portugueses no Campeonato da Europa de Pista, conquistando, no passado dia 20, em Apeldoorn, Países Baixos, a medalha de prata na corrida por pontos para sub-23.
 
O representante de Portugal teve um desempenho de grande nível na prova de 160 voltas (40 quilómetros), ganhando duas voltas ao pelotão e pontuando em cinco sprints para terminar a competição com 55 pontos, apenas suplantado pelo imbatível russo Vlas Shichkin, que deu três voltas de avanço ao pelotão.
 
A corrida por pontos para sub-23 masculinos foi disputada de forma muito intensa, de tal modo que nove corredores tiveram capacidade para dobrar o pelotão. As movimentações mais significativas aconteceram a partir do sexto dos 16 sprints pontuáveis. Esse foi o primeiro em que Diogo Narciso conseguiu pontuar, saindo da volta de pontos num grupo mais adiantado, que viria a ganhar uma volta ao pelotão.
 
O ciclista português entrou na luta pelas medalhas e foi um dos mais activos na segunda metade da corrida. Com pouco menos de 70 voltas por cumprir, uma das movimentações deu resultado, deixando Diogo Narciso na frente, o que lhe permitiu chegar à segunda volta ganha quando a meta estava a 50 voltas.
 
A partir daí, o corredor da Selecção Nacional controlou as iniciativas mais perigosas e ainda testou a capacidade de Vlas Schichkin, mas o russo não deu qualquer sinal de fragilidade, concluindo os 40 quilómetros com 79 pontos, mais 24 do que Diogo Narciso. O terceiro, com 49 pontos, foi o italiano Mattia Pinazzi.
 
“Trabalhei imenso para chegar em boa forma a esta competição, conjugando o calendário de estrada com vários estágios de trabalho específico de pista. Não comecei da melhor maneira, na terça-feira, devido a um mau arranque na prova de eliminação. Na corrida por pontos tinha de estar melhor e consegui-o. Sabia que podia fazer um bom resultado, porque já tinha feito boas corridas nesta disciplina. Durante a prova, após ganhar voltas de avanço, geri a corrida da melhor maneira, procurando amealhar o máximo de pontos possível nos sprints para ficar em posição de pódio”, explica Diogo Narciso.