Drawing Room Lisboa 2022
A 5ª edição da Drawing Room Lisboa, que se realiza de 26 a 30 de outubro, na Sociedade Nacional das Belas Artes, em Lisboa, vai contar com a presença de 26 galerias de arte, representando mais de 90 artistas portugueses e internacionais.
A integrar o Programa Geral encontram-se 18 galerias portuguesas, uma seleção da responsabilidade de Mónica Álvarez Careaga, diretora da Drawing Room Lisboa, e do Comité Consultivo da Feira. A feira contará com algumas das mais importantes galerias portuguesas, como Vera Cortês, Filomena Soares, Pedro Cera, 3+1 Arte Contemporânea, Bruno Múrias ou Miguel Nabinho de Lisboa, Galeria Fernando Santos, Pedro Oliveira, KubikGallery ou Presença, do Porto, ou ainda Fonseca Macedo - Arte Contemporânea, de Ponta Delgada, Açores.
À representação portuguesa, juntam-se ainda cinco galerias internacionais, como as espanholas Galería Siboney, Galería Silvestre e Martínez & Avezuela, a alemã Jahn und Jahn ou a galeria Encounter Contemporary, sedeada em Londres; e três galerias que integram a secção Foco, este ano dedicado a Santiago de Compostela: Galería Trinta, Metro e Luisa Pita.e as três galerias que integram a secção Foco, este ano dedicado a Santiago de Compostela, nomeadamente
Em outubro vão ainda estar expostos os trabalhos dos 10 finalistas da 2ª edição do Prémio FLAD de Desenho: António Olaio, Carla Cabanas, Cecília Costa, Maria Capelo, Noé Sendas, Paulo Lisboa, Pedro Barateiro, Pedro A.H. Paixão, Susanne S. D. Themlitz e Vera Mota. O vencedor será conhecido no dia 29 de outubro e receberá um prémio monetário de 20 mil euros.
Depois de uma ausência de dois anos, devido à pandemia, as Millennium Art Talks regressam à Drawing Room Lisboa 2022, com programação da curadora portuguesa Maria do Mar Fazenda, que programa quatro conversas. A Fundação Millennium bcp confirma, pelo quinto ano consecutivo, o seu interesse em apoiar a criação artística portuguesa com importantes prémios: Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente, Prémio Projeto Artístico Destacado e Prémio Projeto Curatorial Galeria. Também a Viarco volta a marcar presença na feira e a atribuir o Prémio Novo Talento Desenho.
Além do espaço expositivo, a feira conta ainda com um espaço editorial e lançamento de publicações, com apoio e lançamentos da Fundação Carmona e Costa, como a nova obra de Rui Chafes "Diários".
Com o mecenato da Fundação EDP e a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, a Drawing Room leva o desenho a todos os lisboetas, convidados a percorrer uma rota de descoberta pelo centro da cidade. Os trabalhos de finalistas de desenho do ar.co – Centro de Arte & Comunicação Visual e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, seleccionados pelos seus docentes na área do desenho.
Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do seu Fundo de Aquisições de Arte Contemporânea (FAAC), vai adquirir obras de arte durante a Feira, investimento que representa um reforço no apoio à arte contemporânea.