Edição #13 do festival de artes Azores Fringe aceita propostas até Janeiro

Edição #13 do festival de artes Azores Fringe aceita propostas até Janeiro
Foto: DR

Fringe significa em português "franja" ou "na margem". Os conceitos dos festivais Fringe no mundo são inspirados no Festival Internacional de Edimburgo, uma mostra escocesa que surgiu em 1947. Hoje há cerca de 300 festivais mundiais, uma rede de plataformas de apoio à mostra de arte e artistas.

 

O Azores Fringe Festival foi fundado por Terry Costa, para a MiratecArts, em 2013, e sem interrupção já prepara a sua décima terceira edição para 2025. Com raízes em performance e arte visual, artistas apresentam espectáculos e exposições, workshops/oficinas e outras acções, de cultura artística, que vão de salas à rua. Fringe é uma mostra de cor e emoção artística para dar a conhecer talentos e projectos. O Festival cria oportunidades para artistas investirem no desenvolvimento da sua arte, e para audiências se aventurarem em novos territórios.

 

O artista César Martiniano desenhou a imagem de promoção que segue o mote do festival: uma explosão artística dos Açores para o mundo. Colaborador participante da MiratecArts, em várias vertentes, o artista tem percorrido vários cantos do mundo, desde Nova Iorque a Berlin, e este Outono na Academia das Artes na Praia da Vitória, mostrando suas pinturas em exposições, mas também dedica-se ao design gráfico.

 

O documento de proposta de artistas para participar no Azores Fringe Festival está disponível online, via azoresfringe.com - propostas aceitas até Janeiro de 2025. O festival tem datas marcadas para 16 de Maio a Junho, passando pelas 9 ilhas dos Açores, e seu epicentro na ilha do Pico.

 

Facebook