Sérgio Rezendes exalta a parceria desenvolvida na exposição “Natália Correia Do Universo Íntimo: Ambientes e Arte”

Sérgio Rezendes exalta a parceria desenvolvida na exposição “Natália Correia Do Universo Íntimo: Ambientes e Arte”
Fotografia: DR

O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, saudou no dia 2, o trabalho “excelente”, “minucioso”, “atractivo” e “criativo” da nova exposição patente no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada.

Intitulada de “Natália Correia Do Universo Íntimo: Ambientes e Arte”, esta mostra é composta por um conjunto de bens patrimoniais, objectos pessoais, peças de mobiliário e diversas obras de arte de Natália Correia.

“A Natália vive ainda hoje não só através da sua poesia e das obras, mas também através do exemplo que nos deixou. Em «Universo íntimo» de Natália, temos a oportunidade de conhecer e explorar o seu espírito, viver a sua época e conhecer o seu pensamento no quotidiano. Todos estes objectos transportam-nos no tempo e convidam-nos a abrir uma janela para o seu ambiente íntimo e familiar”, afirmou Sérgio Rezendes, Vereador responsável pelo pelouro da cultura.

Esta exposição está dividida e organizada em sete núcleos, todos invocando não só a essência da poetiza, mas também o ambiente onde viveu e criou.

“Podemos sentir as diferentes atmosferas do seu dia-a-dia. Cada um destes cantos conduz-nos a pequenos e diferentes aspectos da sua existência e personalidade. Podemos ver representadas, especificidades da sua personalidade como a irreverência, a paixão pela arte, a desarrumação e o sentido de moda. Esta exposição é um bom reflexo do que foi este grande vulto da nossa cultura”, reforçou Sérgio Rezendes.

Este trabalho foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com o Museu Carlos Machado, e faz parte de uma série de eventos comemorativos do centenário do nascimento de Natália Correia.

“Quero aproveitar o momento para saudar de forma especial o Museu Carlos Machado, não só pelo empenho, dedicação e disponibilidade permanente como pela qualidade da investigação e das suas reservas, aqui parcialmente expostas. Sem a colaboração do museu da cidade, não seria possível trazer à luz este precioso testemunho de Natália Correia, em pleno centenário”, salientou o autarca.

Sérgio Rezendes reforçou a vontade de que esta parceria “continue a crescer”, uma vez que “o Museu Carlos Machado tem um magnífico espólio, que deve ser amplamente conhecido e investigado”.

Presente na ocasião, o Director do Museu Carlos Machado, João Paulo Constância, diz que foi com “especial gosto” que aceitou o convite para fazer desta exposição.

“Expresso desde já o nosso agradecimento pelo desafio lançado e pela confiança depositada na equipa do Museu Carlos Machado, que também é museu de Ponta Delgada e, por isso, assume o seu papel cultural há mais de 140 anos”, afirmou João Paulo Constância.

O Vereador Sérgio Rezendes explica ainda que o local desta exposição “tem um sentido estratégico e pertinente”, uma vez que está próximo de uma escola que privilegia a arte, a Escola Secundária Antero de Quental.

“Criamos aqui uma triangulação entre o quiosque criativo, no Largo Mártires da Pátria, o Centro Municipal de Cultura e a escola enquanto representante do Plano Nacional das Artes. Este espaço é uma porta para o que a nossa cidade tem para mostrar em termos culturais e artísticos, tornando-se importante a sua dinâmica não só com alunos, mas com todos aqueles que têm interesse nesta área ou que por aqui passam”, reforçou.

Esta mostra pode ser visitada até 30 de Junho, na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada.