Elite do Longboard nacional prepara Mundial em Peniche
A equipa nacional de longboard esteve a trabalhar durante dois dias no CAR de Peniche, sob orientação do técnico João Ferreira. O objectivo: preparar a participação no Mundial ISA de Longboard que terá lugar em El Salvador nos próximos 7 a 13 de Maio.
Na mira deste grupo liderado pelo experiente João Ferreira está o melhorar o 10º lugar obtido na China há 4 anos, algo que o técnico nacional encara com grande optimismo:
“Encontrei um grupo excelente, com nível muito alto, tendo constatado um grande salto qualitativo em termos técnicos, tanto no masculino como no feminino.”
O grupo de longboarders nacionais treinou em diversas condições de mar, do “excelente ao exigente”, conforme o testemunho de João Ferreira, o que, acrescentou, “os obrigou a pensar e ajudou a prepará-los para todos os cenários que podemos encontrar no campeonato”.
Além do treino de mar, o grupo encetou vários exercícios tácticos com análise de vídeos, estatísticas de campeonato e, aproveitando a presença do chefe de juízes João Maia, um “minicurso” de julgamento em que o juiz explicou quais os critérios de julgamento e qual a melhor forma de maximizar o desempenho e obter melhores notas em competição.
A equipa nacional
João Dantas (Surfing Clube de Portugal)
António Dantas (Surfing Clube de Portugal)
João Gama (Surfing Clube de Portugal)
Frederico Carrilho (NOCAS)
Raquel Bento (NOCAS)
Inês Mendes (CS Faro)
Maria Melendez (Surfing Clube de Portugal
Kathleen Barrigão (Surfing Clube de Portugal)
A Federação Portuguesa de Surf (FPS) foi fundada em 1989. Tem o Estatuto de Utilidade Pública que lhe confere autoridade desportiva sobre as suas modalidades. A FPS é actualmente liderada pelo Presidente, João Manuel de Carvalho Jardim Aranha.
É a instituição que representa, nacional e internacionalmente, as modalidades de Surf, Bodyboard, Longboard, SUP, Skimboard, Kneeboard, Bodysurf, Tow In e Tow Out. A FPS é composta por cerca de 15.000 federados, 100 clubes, mais de 300 escolas, 5 associações nacionais e organiza cerca de 140 actividades por ano, sendo responsável pela homologação das provas nacionais e internacionais que decorrem anualmente em Portugal.
É membro efectivo da International Surfing Association (ISA), da Federação Europeia de Surf (ESF), Comité Olímpico de Portugal (COP), Comité Paralímpico de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
Também está filiada em muitas outras organizações nacionais e internacionais e colabora com várias instituições de ensino, sociais e ambientais.
A FPS é o organismo responsável pelas Selecções Nacionais, pelos seus resultados e pela preparação dos atletas de alta-competição. Portugal tem vindo a alcançar várias classificações de relevo nas competições europeias e mundiais dos quais se destaca o recente 3º lugar mundial conquistado em 2021, com a qualificação de Yolanda Hopkins (vice-campeã mundial) e Teresa Bonvalot (bronze mundial) para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde Yolanda e Teresa conquistaram o 5º e 9º lugares, respectivamente.
Em 2022 Portugal foi 4º classificado nos World Surfing Games, estando agora a FPS envolvida activamente nas qualificações dos surfistas portugueses para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
A FPS conta com o apoio fundamental da Goldenergy, Jogos Santa Casa, Mike Davis e Cision.