Em Junho e Julho há “Cinema no Terraço” do Cine-Teatro S. João!

Com as noites quentes de Verão, estão de regresso ao terraço do Cine-Teatro S. João, em Palmela, as sessões de “Cinema no Terraço”.
“A Ordem Divina”, a 20 de Junho, “Miss”, a 27 de Junho, “Ainda Temos o Amanhã”, a 4 Julho, “Ou Nadas ou Afundas”, a 11 de Julho, “Billy Elliot”, a 18 de Julho, e “A Minha Casinha”, a 25 de Julho, são os filmes a que vai poder assistir, sempre com início às 21h30. A entrada é gratuita e limitada à lotação do espaço.
O “Cinema no Terraço” é promovido pela Câmara Municipal de Palmela e enquadra-se no Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade.
Mais informações: 212 336 630 ou cultura@cm-palmela.pt.
Programa
20 Junho | 21h30
A Ordem Divina
Realização: Petra Biondina Volpe
Género: Drama e Comédia
Ano: 2017
País: Suíça
Duração: 96 min.
Destinatários: M/12
Sinopse:
O ano é 1970. Nora Ruckstuhl vive numa pequena aldeia suíça com o marido e os filhos. Leva uma existência pacata segundo os preceitos tradicionalistas em que foi educada. Até ali, Nora, tal como todas as suas amigas, ignora as movimentações para a libertação da mulher a acontecer nos quatro cantos do mundo. Tudo corre sem incidentes, até arranjar um emprego e se deparar com a recusa do marido em dar-lhe autorização. Incomodada com a decisão dele - e inspirada pelo que descobre estar a acontecer lá fora - junta-se a um grupo de mulheres e toma posição em relação aos seus direitos. Mas nada disto será bem-visto pelos homens da aldeia, que tentarão, por todos os meios, demovê-las das suas intenções.
27 Junho | 21h30
Miss
Realização: Ruben Alves
Género: Comédia e Drama
Ano: 2020
País: França
Duração: 107 min.
Destinatários: M/14
Sinopse:
Desde a infância que Alex tem alguma dificuldade em perceber com que género se identifica. Mas há uma coisa de que não duvida: quer vencer o concurso de Miss França. Agora que já é adulto, encontra finalmente a coragem necessária para esconder a sua identidade masculina e concorrer. Para sobreviver ao percurso, que se vai revelar mais longo e difícil do que alguma vez poderia imaginar, Alex vai contar com a sua beleza excepcional e também com o apoio incondicional da família e das/os amigas/os próximas/os. Filme de abertura da 21.ª edição da Festa do Cinema Francês.
4 Julho | 21h30
Ainda Temos o Amanhã
Realização: Paola Cortellesi
Género: Drama e Comédia
Ano: 2023
País: Itália
Duração: 118 min.
Destinatários: M/14
Sinopse:
Paola Cortellesi narra com leveza e mestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe - no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.
11 Julho | 21h30
Ou Nadas ou Afundas
Realização: Gilles Lellouche
Género: Comédia
Ano: 2018
País: França
Duração: 122 min.
Destinatários: M/14
Sinopse:
Natação sincronizada. É esta a solução que um grupo de homens na casa dos 40 e 50, cada um a navegar a sua própria crise de meia-idade, encontra para os seus problemas. Todos diferentes, unem-se para formarem a primeira equipa desse desporto da sua piscina, treinados por duas mulheres. Este filme foi mostrado, fora de competição, na edição de 2018 do Festival de Cannes, tendo-se tornado depois um dos maiores êxitos de 2018 em França.
18 Julho | 21h30
Billy Elliot
Realização: Stephen Daldry
Género: Drama
Ano: 2000
País: Grã-Bretanha
Duração: 110 min.
Destinatários: M/12
Sinopse:
O pano de fundo do filme é a greve mineira que estalou no norte de Inglaterra em 1984, em oposição ao governo de Margaret Thatcher. Billy Elliot (Jamie Bell, ator recém-descoberto) é um adolescente de 11 anos, órfão de mãe, cujo pai (Gary Lewis) e irmão (Jamie Draven) fazem parte da comunidade mineira revoltada. O jovem não se identifica com o boxe, o desporto que é imposto pela escola aos rapazes. Apesar de viver num meio cheio de preconceitos, Billy decide trocar secretamente as luvas de couro pelas sapatilhas de ballet e entregar-se de corpo e alma à sua verdadeira vocação: a dança.
25 Julho | 21h30
A Minha Casinha
Realização: António Sequeira
Género: Familiar e Comédia
Ano: 2023
País: Portugal e Grã-Bretanha
Duração: 114 min.
Destinatários: M/12
Sinopse:
Quando Tomás (Salvador Gil), o filho mais velho de Susana e Otávio (Elsa Valentim e Miguel Frazão, respectivamente), decide deixar o conforto do lar e ir estudar para Londres, toda a família se vê obrigada a reavaliar as suas vidas. Na acção, que decorre durante um ano inteiro (em que assistimos ao regresso dele durante as férias letivas), acompanhamos as mudanças em cada um: o amadurecimento de Tomás ao sair do país e tentar a sorte sozinho; as dores de crescimento de Belinha (Beatriz Frazão), a irmã adolescente; a crise de meia-idade de Otávio, que se sente um pouco perdido; e a inevitável sensação de perda de Susana, que tem dificuldades em lidar com a o vazio que se instalou na sua vida.