Em Junho, há música para todos no Museu do Oriente
O Museu do Oriente celebra a chegada do Verão com três espectáculos gratuitos. Nos dias 15, 24 e 27, Duo Sirius, os alunos do Conservatório de Música da Metropolitana e a dupla Lívia & Fred, vão encher o auditório de ritmos e harmonias, do clássico ao contemporâneo.
A 15 de Junho, Diogo João e Márcio Silva, conhecidos como Duo Sirius, protagonizam um concerto de guitarra acústica, onde vão interpretar um programa inteiramente dedicado à música dos séculos XX e XXI, com destaque para três prelúdios e fugas de Castelnuovo-Tedesco, um dos compositores que mais escreveu para duo de guitarras. O programa inclui ainda obras de Jolivet, Quintas e Liebermann.
Distinguidos com o 1.º prémio de Música de Câmara na edição de 2022 do Prémio Jovens Músicos da RTP/ Antena 2, Duo Sirius ganhou o 1.º prémio na estreia do concurso de duos de guitarra do Festival Internacional de Guitarra de Véria, na Grécia.
No dia 24 de Junho é a vez dos alunos do Conservatório de Música da Metropolitana mostrarem, em diferentes formações, a excelência do ensino desta instituição de referência na formação musical em Portugal. O coro, orientado por Gustavo Lopes, interpreta canções populares e tradicionais. Seguem-se obras de piano a 4 mãos, de Erik Satie, Mozart e Filippo D. Marchetti. O espectáculo continua com o agrupamento Fortíssimo!, de música de câmara, com um programa de F. Danzi e G. P. Telemann.
A fechar o concerto, os alunos mais jovens das classes da Metropolitana: a Piccola Orquestra juntamente com a Orquestra Juvenil de St.ª Maria Maior e a Orquestra Juvenil Metropolitana, esta última com um programa Bach, Debussy e Respighi.
No dia 27 de Junho, a dupla brasileira Lívia & Fred fecha este ciclo de concertos de entrada livre. Lívia na voz e Fred na guitarra eléctrica, viola caipira e bandola venezuelana, exploram o repertório tradicional e ecos contemporâneos da seresta, género brasileiro de meados do século XIX, num espectáculo que se desenrola como “um sonho esfumado”.