Espetáculo "Dreamworld" da companhia Theater Titanick em Torres Vedras

Espetáculo "Dreamworld" da companhia Theater Titanick em Torres Vedras
Integrado no festival Novas Invasões, vai ser apresentada nos dias 2, 3, 4 e 5 de Setembro, na Praça Dr. Alberto Avelino e no Parque do Choupal, em Torres Vedras, a performance Dreamworld.
 
Trata-se de um espectáculo encomendado propositadamente para o referido festival à companhia alemã Theater Titanick, tendo como inspiração a cidade de Torres Vedras e a sua história. Para a criação deste espectáculo os directores daquela companhia, Clair Howells e Uwe Koehler, passaram, em maio, uma semana de residência artística em Torres Vedras, procurando descobrir a cidade e seus arredores. Durante essa residência, estes criadores ficaram impressionados com a forte ligação com os elementos - a água, com o mar próximo; a terra, relacionada com uma rica base agrícola; o vento na serra; e o fogo que antigamente servia para derreter o cobre.
 
O espetáculo Dreamworld utiliza uma série de imagens que começam a ser exibidas na Praça Dr. Alberto Avelino e seguem até ao parque do Choupal. As cenas são curtas e serão repetidas em loops para que o público se possa movimentar pelos caminhos em pequenos grupos. Vindo da Praça Dr. Alberto Avelino, ainda antes de chegar à ponte que faz a ligação ao Choupal, o público deparar-se-á com uma imponente esfera - o Globo. E ao chegar ao Choupal vislumbrará um cenário peculiar: criaturas da terra que se arrastam de debaixo do solo e descobrem o mundo; uma senhora de branco que desliza sobre a relva cantando uma canção de esperança; bailarinos que dançam por entre as sombras das árvores, levados ao frenesim por um vento forte; nas velas de alguns moinhos, imagens de Torres Vedras e dos seus arredores que são projectadas na encosta de uma colina; um coro que canta num leito de espuma; e um poeta que, sentado numa árvore, recita poemas.
 
Dreamworld é uma performance que começa no passado e vislumbra o futuro, questionando como desejamos coexistir. O passado, dominado por guerras e invasões, será retratado por soldados que marcham numa procissão eterna. O presente e o futuro estão ligados aos elementos - terra, vento, água e fogo.
 
De referir que este projecto resulta de uma cooperação intensa entre o Theater Titanick e agentes culturais locais de Torres Vedras.
 
Esta performance é recomendada para todas as idades e terá início pelas 21h30 (à excepção do dia 5 de Setembro, em que se iniciará pelas 20h30).