Em outubro, as marionetas regressam ao TNSJ, parceiro do FIMP

Em outubro, as marionetas regressam ao TNSJ, parceiro do FIMP
Foto: DR

O Teatro Nacional São João é novamente parceiro e anfitrião do Festival Internacional de Marionetas do Porto. A passagem da 35.ª edição do FIMP pelo TNSJ faz-se com a apresentação de dois espectáculos e uma exposição no Teatro Carlos Alberto.

 

Em outubro, o TNSJ volta a receber o Festival Internacional de Marionetas do Porto, acolhendo dois espectáculos e uma exposição no Teatro Carlos Alberto, e um atelier para crianças no Mosteiro de São Bento da Vitória. O FIMP arranca nos dias 11 e 12 de Outubro com um espectáculo internacional. Géologie d’une Fable, uma produção da companhia libanesa Collectif Kahraba, é uma performance criada e interpretada por Aurélien Zouki e Eric Deniaud. A peça combina narração de histórias, dança e manipulação de objectos, através da modelação ao vivo de barro, material que os dois intérpretes utilizam para construir a geologia das fábulas. Depois de ter percorrido meio mundo, Géologie d’une Fable chega finalmente ao Porto, onde se apresenta no palco do TeCA, nos dias 11 e 12 de Outubro, sexta-feira às 21h, e sábado às 19h.

 

Durante a carreira de Géologie d’une Fable, a companhia Collectif Kahraba promove a masterclass Exploring inner landscapes. Dirigida a marionetistas, artistas visuais e estudantes de artes performativas, a masterclass é apresentada em inglês e decorre na sala de ensaios do TeCA, no dia 12 de Outubro, entre as 10h30 e as 12h30.

 

A 16 e 17 de Outubro, Igor Gandra, director artístico do FIMP, assume a encenação e interpretação de Dura Dita Dura, um espectáculo de marionetas para todas as idades, especialmente dirigido a crianças a partir do 4.º ano do ensino básico. O texto de Regina Guimarães narra a história de Baltazar, um menino mudo que cresce numa aldeia perdida de um Portugal esquecido, onde reina uma atmosfera de terror. Mais de uma década após as primeiras apresentações no Teatro São João, e no ano em que se celebram os 50 anos da Revolução de Abril, Dura Dita Dura regressa à cena. O espectáculo apresenta-se no TeCA nos dias 16 e 17 de Outubro, com sessões duplas, quarta-feira às 11h e às 15h, e quinta-feira às 15h e às 19h. A sessão do dia 16, às 15h, tem tradução em Língua Gestual Portuguesa, e a sessão do dia 17, às 19h, tem legendagem em inglês.

 

Entre 11 de Outubro e 10 de Novembro, estará em exibição no Teatro Carlos Alberto a exposição-viagem Fimpografias, da fotógrafa Susana Neves. Especializada em fotografia de espetáculos de teatro, música e performance, Susana Neves revisita em Fimpografias dez anos (2010-20) da história do FIMP, período que marca uma colaboração mútua. A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h30 às 18h30, e aos domingos, das 14h às 15h30.

 

Paralelamente, o FIMP promove o atelier Fimpalitos no Mosteiro de São Bento da Vitória. Destinado a crianças a partir dos 6 anos, o Fimpalitos decorre no dia 12 de Outubro, sábado, entre as 10h e as 13h. A inscrição é gratuita.

 

Os bilhetes para os espectáculos têm o custo de 10 euros. Para jovens, estudantes, famílias, desempregados e maiores de 65 anos, o TNSJ tem condições especiais, com descontos entre os 30% e os 50%.

 

Pedimos aos órgãos de comunicação social interessados em assistir a um ensaio dos espectáculos o favor de entrar em contacto connosco.

 

Mais informações sobre O FIMP no TNSJ em tnsj.pt.