Começa em Março de 2021 um projecto de investigação e divulgação ambiental na Mata Municipal do Bombarral, que consiste na inventariação das borboletas nocturnas que ocorrem neste espaço natural.
Com a tutela do Município do Bombarral, a acção vai ser dinamizada pelo ornitólogo bombarralense Hélder Cardoso, coordenador do projecto da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas, à qual a Mata Municipal vai igualmente passar a pertencer.
Como explica este especialista, as borboletas nocturnas são um grupo de insectos ainda relativamente mal conhecido e existe uma grande margem para a descoberta de novas espécies, tanto para Portugal como para a ciência.
Em Portugal, até final de 2019, estão descritas 2.712 espécies de borboletas. Deste número 95% das espécies (2.575) são consideradas borboletas nocturnas e apenas 5% (137) diurnas.
As borboletas desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, onde muitas vezes representam a base da alimentação de muitas outras espécies. Assumem também funções muito importantes enquanto polinizadores e têm uma íntima relação com a diversidade vegetal, da qual dependem.
Esta relação estreita com a estrutura da vegetação faz com que sejam um excelente “barómetro” da qualidade dos habitats, podendo ser feita a correlação entre o estabelecimento de espécies vegetais e a colonização das borboletas em determinadas áreas.
Para realizar o estudo e inventário das borboletas nocturnas, um dos melhores métodos é o recurso a uma armadilha luminosa não letal, sendo que quando é colocada no mesmo local e de forma sistemática, torna-se uma boa ferramenta para aferir dinâmicas populacionais das espécies.
De forma a estudar e inventariar as espécies que ocorrem na Mata Municipal, será feita amostragem regular ao longo do ano, sendo os dados obtidos publicados de forma regular.
Através deste trabalho, a Mata Municipal passará a integrar a rede nacional de outros locais que fazem estudo de borboletas nocturnas, contribuindo para um melhor conhecimento destes insectos em Portugal.