Encontro de Teatros leva quatro espetáculos ao Auditório Municipal
Evento apoiado pelo Município de Esposende vai ter lugar aos sábados à noite, nos dias 2, 9, 16 e 23 de Novembro
No mês de Novembro, o teatro assume protagonismo na dinâmica cultural de Esposende. Entre os dias 2 e 23, o Auditório Municipal de Esposende acolhe o 14.º Encontro de Teatros (ET), promovido pelo Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado (GATERC), com o apoio do Município de Esposende.
Este evento, que se consolidou ao longo dos anos como um marco cultural no concelho, apresenta uma programação rica e diversificada, que promete envolver o público através de várias formas de expressão teatral e que irá deliciar os amantes de teatro ao longo de quatro sábados a partir das 21h30.
Na abertura, no dia 2 de Novembro, sobe ao palco Rui M. Silva, com a peça “A Equipa”, baseada num texto original de Afonso Cruz. O espectáculo é uma ode à vida e aos valores do desporto colectivo, narrando a história de um grupo de jovens jogadores de basquetebol que enfrentam a perda de um dos seus membros. Num ambiente de superação, amizade e entreajuda, a peça convida o público a reflectir sobre a dor da perda e os laços que se formam no caminho para o crescimento pessoal.
No dia 9, o Teatro das Beiras leva à cena a farsa vicentina “O Juiz da Beira”. Esta comédia gira em torno de Pêro Marques, um juiz atrapalhado que tenta, de maneira absurda, resolver conflitos familiares e sociais. Com muito humor, a peça, originalmente escrita por Gil Vicente, critica o funcionamento da justiça e a hipocrisia da sociedade, mas de uma forma leve e divertida.
Segue-se, no dia 16, “A Página Solta”, um espectáculo protagonizado por Rita Isabel e Maria Beatriz, que faz uma sátira mordaz à seriedade exagerada de alguns “artistas”. Através de declamações de “poesia séria” sobre temas contemporâneos como o machismo e as dificuldades da vida, as protagonistas brincam com clichés e exageros, criando momentos hilariantes que convidam à crítica e ao riso.
A encerrar o evento, no dia 23, o GATERC apresenta “Outdoor”, uma peça que se debruça sobre a invisibilidade social. Ambientada nas ruas de uma cidade onde as histórias das pessoas à margem se desenrolam sem serem notadas, “Outdoor” oferece uma reflexão poética sobre a fragilidade da existência e a indiferença do mundo. Entre o visível e o invisível, a peça explora os pequenos gestos e escolhas que moldam essas vidas silenciadas, revelando o peso das fronteiras sociais.
Mais informações sobre cada peça, assim como acesso à bilheteira online, estão disponíveis através da agenda online do Município de Esposende. Os ingressos poderão ainda ser adquiridos presencialmente no atendimento das Piscinas Foz do Cávado ou no Auditório Municipal, uma hora antes de cada espectáculo.
Considerando o inegável interesse deste evento no panorama cultural do concelho e na promoção do teatro, o Município tem vindo a apoiar logística e financeiramente este evento. Para esta edição foi aprovado, em reunião de Câmara e por unanimidade, um apoio financeiro de 3 000 euros. Refira-se que o Município de Esposende tem vindo a investir na promoção e valorização desta forma de arte, através do Programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende, o qual foi agraciado com o Prémio “Palco de Terra/2021”, na categoria “Instituição”, pela companhia Teatro de Balugas, de Barcelos.