“(En)cont(r)o de tradições com bruxas, vassouras e foliões!”
Prosseguindo com o sucesso das edições anteriores, após uma interrupção de dois anos devido à pandemia da COVID-19, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove mais um serão cultural intergeracional intitulado “(En)cont(r)o de tradições com bruxas, vassouras e foliões”, dia 31 de outubro, às 21h00, na Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês, instalada na Associação Desportiva e Cultural local.
Neste encontro entre gerações, que celebra o Halloween, vão ser apresentados à comunidade as tradições, estórias, jogos e alguns dos testemunhos recolhidos no decurso das tertúlias mensais, que decorrem na Biblioteca Anexa e que contam com a participação da população idosa, intituladas “Trico(n)tando estórias”.
Já os mais pequenos vão ter a oportunidade de partilhar com o público as vassouras criadas no âmbito do desafio “Zás, pás, trás e uma fantástica vassoura de bruxa/o criarás!” proposto pela CM de Coimbra, através da Biblioteca Municipal, às crianças que frequentam o ensino pré-escolar do Centro de Bem Estar Social, a escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os leitores da Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês. Como é noite de Halloween, as cerca de cinco dezenas de vassouras criadas no âmbito do desafio municipal vão acompanhar os seus criativos e empenhados autores de “palmo e meio” no desfile de Halloween para, depois, ficarem expostas na Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês.
Neste serão cultural a narração oral vai estar a cargo das contadoras de estórias Liliana Machado e Helena Amaral e de um grupo de mulheres, entre os 60 e os 80 anos, que habitualmente participam na iniciativa “Trico(n)tando estórias”.
O palco da Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês vai receber ainda momentos de dança, a cargo de Laura Rodrigues, de Gabriela Elias e de Matilde Duarte. A noite de Halloween vai tornar-se ainda mais assustadora, fruto das pinturas faciais que serão levadas a cabo por representantes da Associação de Pais da EB 1 de Almalaguês.
Com entrada livre, nesta iniciativa cruzam-se em palco miúdos e graúdos, numa ação protagonizada por gente da terra que se une e se apresenta com vivacidade e com um sentido de comunidade que nos leva a viajar entre o passado e o presente, num serão com muita animação.