“Ensaio sobre a Cegueira”: dança no Cine-Teatro S. João

“Ensaio sobre a Cegueira”: dança no Cine-Teatro S. João
Fotografia: D.R.

A CDCE - Companhia de Dança Contemporânea de Évora leva o espetáculo “Ensaio sobre a Cegueira” ao Cine-Teatro S. João, em Palmela, a 17 de novembro, às 21h30. A iniciativa integra os programas das Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago e das Semana(s) da Dança.

O espetáculo tem 60 minutos de duração (sem intervalo), destina-se a maiores de 6 anos e o bilhete tem o valor de 5€.

Até ao final do ano, o programa que o Município de Palmela está a promover para homenagear o Nobel da Literatura integra ainda a Mesa Redonda “Vamos Falar de Saramago”, a 4 de novembro, na Biblioteca Municipal de Palmela, o espetáculo “Quem se Chama José Saramago”, uma coprodução Teatro das Beiras e Karlik Danza-teatro, a 12 de novembro, no Cine-Teatro S. João, e também as Leituras em Voz Alta de textos de Saramago e as atividades para as/os mais novas/os “Sons de Almofadas” e “Hora do Conto - Famílias”, a decorrer ao longo do ano.

De 14 a 18 de novembro, o Município vai também participar nas iniciativas dedicadas ao escritor que vão decorrer na Escola Básica e Secundária José Saramago, em Poceirão. 

Sinopse

«A criação “Ensaio sobre a Cegueira”, inspirada na obra com o mesmo título de José Saramago, resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento humano em situações de crise e violência.

Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza comportamental dos intérpretes. Em cena, a natureza humana é apresentada de forma crua, sem emoção.

Com um formato próximo da instalação artística, a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto a nível visual, como a nível do posicionamento do corpo na dança e na cena.

Os elementos chave da obra de José Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica e de movimento, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e coletivo, um discurso sobre a condição humana».

 

Ficha artística

Criação, direção e coreografia: Nélia Pinheiro

Bailarinos: Fábio Simões, Gonçalo Almeida Andrade e Nélia Pinheiro

Texto: José Saramago - “Ensaio sobre a Cegueira”

Ambiente sonoro: Gonçalo Almeida Andrade

Figurinos: José António Tenente

Desenho de luz: Nuno Meira

Cenografia: Nélia Pinheiro e Rafael Leitão

Técnica: Pedro Bilou e Fernando Dias

Direção de produção: Rafael Leitão