A SketchTour Portugal Reload regressa com percursos que atravessam cenários e paisagens diversas do território continental e ilhas, e que passarão da realidade para a ficção através das narrativas de escritores nacionais e dos desenhos dos sketchers, nacionais e internacionais, convidados a participar no projecto.
A preto e branco ou a cores, retratos das sete regiões turísticas do país e narrativas de autores portugueses irão reproduzir experiências únicas do destino, em resposta ao desafio lançado pelo colectivo de artistas Urban Sketchers, com o apoio do Turismo de Portugal, que visa promover a oferta e o turismo literário através de um projecto integrado que alia a escrita ao desenho.
Depois do sucesso da primeira edição em 2017, a SketchTour Portugal Reload volta em 2021 e contará com a participação de vinte sketchers, dez nacionais e dez internacionais, oriundos de Espanha, Itália, França, Reino Unido, Suécia e Egipto. Entre os sketchers estrangeiros, destacam-se Lapin, Stefano Faravelli, Ian Fennelly, Simo Capecchi, Nina Johansson e Reham Ali.
A novidade da edição de 2021 é juntar à viagem onze autores e escritores de referência da língua portuguesa, de diferentes gerações, são eles: Mia Couto, José Luís Peixoto, Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz, Gonçalo Cadilhe, Rui Cardoso Martins, Sérgio Godinho, Marcela Costa, Matilde Campilho, Rui Cardoso Martins e Jacinto Lucas Pires. Estes autores vão escrever Portugal, ampliar os desenhos dos Urban Sketchers com as suas palavras e narrativas e inspirar futuras viagens a portugueses e estrangeiros.
A SketchTour Portugal Reload pretende dar origem a mais de quinhentos desenhos, dez webisodes, um documentário, uma exposição multimédia e um livro que junta textos e desenhos e que tem prefácio de Mia Couto.
O website www.SketchTourPortugal.com será continuamente actualizado com o resultado das diferentes edições do projecto e com uma biblioteca de paisagem sonora que ajudará a criar uma nova percepção das experiências e do destino através de conteúdos mais acessíveis.
Inserindo-se no plano de retoma para a actividade turística, este projecto pretende posicionar Portugal nas shortlists dos turistas nacionais e internacionais, e demonstrar que o destino está preparado para receber todos os que pretendam usufruir da natureza, do património, da cultura e de todos os outros activos que continuam a fazer de Portugal, um dos destinos de eleição.
A SketchTour Portugal Reload, vai iniciar-se na Madeira, de 7 a 12 de Abril, e terá como sketcher anfitrião o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a sketcher francesa Charline Moreau e a escritora Marcela Costa.
A segunda etapa da SketchTour vai decorrer no Algarve e inspirar a escritora Matilde Campilho, o sketcher anfitrião Pedro Loureiro e a sketcher italiana Simo Capecchi.
O roteiro do Alentejo, território vasto e diverso, terá duas tours, com a participação dos sketchers Nuno Branco e Marielle Duran (FR), Celeste Vaz Ferreira e Lapin (FR), acompanhados pelos escritores Rui Cardoso Martins e José Luís Peixoto, respectivamente.
A SketchTour conta, igualmente, com dois roteiros que atravessam o Centro de Portugal, nos quais participam as sketchers Alexandra Belo e Santi Sallés (ES), Margarida Martins e Nina Johansson (SE) e os escritores Gonçalo Cadilhe e Afonso Cruz.
Nas ilhas atlânticas dos Açores, a natureza inspirará o escritor Joel Neto e os sketchers Mário Linhares e Maru Godas (ES).
No Porto, as ruas da cidade, a costa e o Vale do Douro e o interior será registado por Paulo Mendes e Ian Fennelly (UK), acompanhados pela escritora Dulce Maria Cardoso. No Norte, passando pelas zonas fronteiriças de Trás-os-Montes, Gerês, e Minho, participam os sketchers Marco António Costa e Stefano Faravelli (IT), acompanhados pelo escritor Jacinto Lucas Pires.
As ruas, monumentos e locais inusitados de Lisboa serão o mote para os sketchers Rosário Félix e Reham Ali (EG) e para o autor compositor Sérgio Godinho.
Ao longo de 2021, a SketchTour Portugal Reload vai escrever e desenhar Portugal, juntar talento nacional e estrangeiro em torno do país e inspirar futuras viagens pelos diferentes territórios e experiências que o destino oferece. Um destino que acolhe todos e que respeita todas as diferenças de quem o visita. Um destino inclusivo e sustentável, onde se constrói um turismo melhor para termos um planeta melhor.