Estreia ISADORA, FALA! de Rita Lello
Estreia no dia 31 de Maio, no Teatro São Luiz, a mais recente criação de Rita Lello, ISADORA, FALA!, um solo poético criado em colaboração com Eugénia Vasques, a partir das palavras de Graça Pires e de Isadora Duncan.
Neste espectáculo, Rita Lello propõe um espaço de encontro de memórias, um encontro das palavras de Isadora Duncan com as questões da contemporaneidade. Conduzida pelo olhar de Amélia Bentes, explora o espaço cénico, acompanhando de gesto e movimento um texto que mescla Poesia, Ensaios, Relato e Memórias.
Criadora, aventureira revolucionária, defensora ardente do espírito poético, da liberdade e dos direitos da mulher; livre pensadora dotada de lucidez crítica, originalidade e ousadia, defensora do amor, pedagoga apaixonada. É explorando estas dimensões que ouvimos Isadora Duncan neste texto, a partir do itinerário proposto na poesia de Graça Pires em Jogo Sensual no Chão do Peito e da prosa da própria Isadora.
"O desafio para trabalhar Isadora, nomeadamente o poema (dramático) de Graça Pires, foi-me colocado por Eugénia Vasques, em 2019. Trabalhar a questão do feminino, do feminino vanguardista do qual um dos arautos foi sem dúvida Isadora Duncan, explorá-lo, conhecê-lo e depois dar-lhe espaço e voz, foi-se concretizando à medida que encontrava nas palavras de Isadora o eco dos desejos de liberdade e reivindicações que ainda hoje as mulheres reclamam", revela a encenadora e actriz.
ISADORA, FALA! estará em cena até dia 9 de Junho, de quarta a sábado às 19h30 e no domingo às 16h.