Ex-Velvet Underground estará na Praça da Canção em Agosto
O galês John Cale (ex-Velvet Underground), os norte-americanos The Star Spangles e os britânicos The Dsm IV vão marcar presença no Luna Fest, festival que decorre na Praça da Canção, em Coimbra, de 16 a 20 de Agosto.
Nascido no País de Gales em 1942, John Cale desde cedo se dedicou à música, tendo estudado Musicologia em Londres antes de se mudar para os Estados Unidos, em 1963.
Em território norte-americano, conheceu Lou Reed, com quem partilhou casa e palco. Tocaram juntos nos Velvet Underground entre 1965 e 1968 e, depois da saída da banda, Cale ainda produziu o álbum a solo "The Marble Index" para Nico, ex-vocalista do grupo. Ele também produziu o álbum de estreia dos Stooges, liderado por Iggy Pop, que se tornou um clássico do rock americano.
Na década de 1970, John Cale dedicou-se à produção, tendo produzido álbuns de artistas como Jonathan Richman ou Patti Smith. Após um regresso aos Velvet Underground, entre 1990 e 1996, Cale tem alternado a carreira de músico a solo com a de produtor musical.
Os The Star Spangles são compostos pelo vocalista Ian Wilson, pelo guitarrista Tommy Volume, pelo baixista Nick Price e pelo baterista Joey Valentine. Reuniram-se no final da década de 1990, quando Wilson e Volume se conheceram no 9º ano escolar, na pequena cidade do interior de Brewster.
Os dois elementos mudaram-se para Manhattan e tentaram sobreviver pela música, fazendo uma primeira aparição no Gershwin Hotel em 1998. Três anos depois receberam Valentine, nascido na República Checa, e Price, um miúdo de New Hampshire.
Com influências de Ramones, lançaram o primeiro álbum, “Bazooka!!”, em agosto de 2003. Depois de terem interrompido a actividade em 2008, regressaram sete anos depois aos palcos.
O nome dos The Dsm IV provém do volume IV do Manual de Diagnóstico Estatístico das Perturbações Mentais, tal como é usado pela Associação Americana de Psiquiatria. O interesse do vocalista Guy McKnight por este tema nasceu da sua experiência em lidar com a sua própria saúde mental, bem como com a da família e amigos.
Com um estilo que designam por “dance-rock”, lançaram o primeiro álbum, “Scumbag”, em 2021, um trabalho que abordava alguns temas como a violência sexual contra crianças. Em 2023 preparam-se para lançar um novo disco, intitulado “New Age Paranoia”.