Exposição "500 Anos do Nascimento de Luís de Camões" até dia 31 de Dezembro
Exposição "500 Anos do Nascimento de Luís de Camões" Pode ser visitada até dia 31 de Dezembro
Haverá visitas guiadas à exposição, assim como à Biblioteca de D. Manuel II, a 14 de Dezembro
Continua patente, no Paço Ducal de Vila Viçosa, a exposição “500 anos de Camões”, onde pode ficar a conhecer as mais emblemáticas edições da obra do poeta até à actualidade, incluindo a edição prínceps de Os Lusíadas de 1572, a denominada “contrafacção”, assim como uma mostra com a evolução do retracto de Camões ao longo do tempo. A Fundação da Casa de Bragança irá organizar visitas guiadas à exposição, assim como à Biblioteca de D. Manuel II, a 14 de Dezembro.
As visitas, sempre ao sábado, serão gratuitas, terão início às 14h30 e uma duração previsível de cerca de duas horas. A sua realização estará sujeita a marcação e a um número mínimo de 8 participantes e um máximo de 20. Pode marcar a sua visita para o email: biblioteca.pdvv@fcbraganca.pt
A exposição bibliográfica "500 Anos de Luís de Camões" teve o apoio de uma comissão científica, constituída por académicos das áreas da Literatura, História e História do Livro e contará com 4 núcleos temáticos: "Camões no Alentejo", "Camões e o seu Tempo", "A imagem de Camões" e "História das Edições". Fazem parte da Comissão Científica os Professores Doutores: Ana Isabel Buescu, Hélio J. S. Alves, Isabel Almeida, João Alves Dias, João Luís Lisboa, Mafalda Soares da Cunha, Maria do Céu Fraga e Vítor Serrão.
A Fundação da Casa de Bragança detém actualmente uma camoniana com todas as edições das obras de Luís Vaz de Camões, publicadas em Portugal e no resto do mundo até 1800.
SOBRE A FUNDAÇÃO DA CASA DE BRAGANÇA:
A Fundação da Casa de Bragança dedica-se à prossecução de fins de interesse cultural e social, nomeadamente à preservação, valorização e divulgação do seu património histórico e cultural e à protecção do seu património natural.
Instituída em 1933, em execução da vontade do último rei de Portugal, D. Manuel II, a Fundação integra o Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, onde se conservam e expõem as colecções e fundos legados pelo instituidor, que se encontra instalado no Paço Ducal e Castelo de Vila Viçosa, bem como o edificado histórico em torno do Terreiro do Paço, nomeadamente a Igreja dos Agostinhos, a Igreja e o Convento das Chagas. A Fundação é ainda proprietária dos Castelos de Alter do Chão, Alvito, Ourém e Portel. A Fundação desenvolve igualmente actividades de natureza educacional e de solidariedade social, em especial no âmbito da sua área geográfica de actuação.