Até dia 27 de Junho está aberta ao público, na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Das teias – O tear como lareira (e os contos ao luar)”, de Isabel Cartaxo.
Inicialmente prevista para Janeiro deste ano, a primeira exposição de 2021 do Ciclo de Exposições Temporárias da Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo/Castelo traz-nos a imaginação tecida pelas mãos que trabalham entre as linhas do tear.
A exposição de têxteis de Isabel Cartaxo pretende mostrar facetas do seu trabalho, inseridas na reflexão sobre a passagem do tradicional ao contemporâneo. Aprender com o passado, propondo reflexões sobre modos evolutivos e inovadores de expressão artesanal, é o mote para a exposição da artesã.
Isabel Cartaxo é artesã têxtil e cedo enveredou por um percurso que se distingue pela dedicação, curiosidade e experimentação. Natural de Lisboa, fixou-se no Alentejo como opção consciente de modo de vida. A mudança do litoral para o interior permitiu-lhe criar um pequeno rebanho de ovelhas Campaniças, que lhe fornece matéria-prima preferencial, embora trabalhe e experimente outras fibras.
Em Vale de Gatos, no Alentejo, disponibiliza o seu atelier para oficinas e residências que englobam todo o ciclo da lã, da tosquia ao produto acabado.
A exposição pode ser vista todos os dias, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.