Exposição dos trabalhadores da Câmara com arte diversa
Mais de duas dezenas de obras, da pintura à fotografia e ao vestuário de personagens de fantasia, compõem a sexta exposição de artes plásticas dos trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal, inaugurada no dia 18 à tarde, na Biblioteca Pública.
“Numa organização onde há quase dois mil trabalhadores, naturalmente que há de haver muita gente que tem uma dedicação a outras actividades nos vários domínios das artes. Para mim, é uma surpresa esta iniciativa. Muitos parabéns a todos”, afirmou o presidente da autarquia, André Martins, na inauguração da exposição “Entre Nós”.
Acompanhado da vice-presidente, Carla Guerreiro, o autarca indicou esperar que a exposição, dinamizada pelo projecto municipal “Somos CMS” e patente ao público até 4 de Maio, “seja um incentivo” para cada um continuar o trabalho artístico.
“Ter alguma ligação à arte é qualquer coisa que faz bem à nossa vida. Por isso, estamos todos de parabéns por termos na Câmara Municipal tantas pessoas dedicadas e espero que no próximo ano haja cá mais gente a mostrar a sua criatividade e as suas capacidades”, afirmou.
André Martins agradeceu à organização pelo “trabalho de envolvimento dos trabalhadores nos vários domínios”, salientando que isso contribui para a “formação e o bem-estar” de todos e, “muito importante”, para a união e o convívio além do trabalho.
Integrada nas comemorações dos 49 anos do 25 de Abril, a exposição “Entre Nós” reúne trabalhos de dez artistas plásticos que exercem funções nos diversos serviços do município, tendo como objectivo “valorizar os talentos” dos trabalhadores e “celebrar este grande colectivo através da beleza e da liberdade da arte”.
As pinturas sobre tecido de Ana Cristina Mateus e de acrílico sobre tela de Ana Patrícia Rodrigues e de Maria Teresa Matos, os trabalhos em aguarela, pastel, tinta permanente e colagem de Ângela Cassola, as fotografias de Bernardo Conceição, Jorge Brito, Natália Simões e Vera Martins, o “cosplay” de personagens de fantasia de Rita Rodrigues e as técnicas mistas do guardanapo e pintura acrílica de Sofia Ferreira resultam nos 24 trabalhos em exposição.
Num final de tarde concluído com a actuação musical do trabalhador municipal Nuno Godinho, que cantou e tocou viola, foi inaugurada a obra colectiva “Mulheres CMS. Mulheres de Abril”, enquadrada nas comemorações internas do Dia da Mulher e do 25 de Abril.
Trata-se de uma escultura de ferro idealizada pelos técnicos do projecto “Somos CMS” e executada pelos serralheiros do Departamento de Obras Municipais, decorada com cravos de Abril feitos por trabalhadoras. Foi sugerido às mulheres que continuem a fazer cravos para acrescentar à escultura, porque a obra, à qual foi dado o nome de “Luísa”, não está acabada.