Exposição evoca trabalho do Serviço Cívico Estudantil

Uma exposição evocativa dos 50 anos do Serviço Cívico Estudantil, projecto desenvolvido no verão de 1975 em diversas comunidades rurais e piscatórias do país, foi inaugurada sexta-feira à tarde no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal.
“Michael Giacometti. 50 anos do SCE – Serviço Cívico Estudantil” intitula a mostra, integrada no programa das comemorações da Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, composta por fotografias, documentos e objectos recolhidos pelos estudantes durante o trabalho realizado na região de Setúbal em 1975.
O vereador da Cultura do município, Pedro Pina, considera que esta exposição, do programa Venham Mais Vinte e Cincos, comemorativo do 25 de Abril, se reveste “de uma dimensão simbólica muito relevante”, tendo em conta que o Museu do Trabalho acolhe o espólio de Michel Giacometti, que é “uma referência absolutamente notável e, muitas vezes, esquecida”.
Para o autarca, passados 51 anos do 25 de Abril, “parece que o Serviço Cívico Estudantil ainda podia fazer muito sentido, tendo em conta as dificuldades e assimetrias que ainda existem” no país, além de que esta exposição celebra “a disponibilidade dos jovens de levarem a cidade ao mundo rural e conhecerem as suas culturas e as tradições”.
A mostra, patente até 13 de Dezembro, destaca o trabalho desenvolvido por quatro estudantes que recolheram cantos, provérbios, benzeduras, anedotas e objectos de trabalho e de uso quotidiano em comunidades piscatórias da região de Setúbal, os quais integram a colecção etnográfica do Museu do Trabalho Michel Giacometti.
Uma nassa, um búzio, uma pá de aventejar e um ferro de resineiro são as peças da vasta colecção de Michel Giacometti que os técnicos municipais conseguiram identificar como tendo sido recolhidas pela Brigada E5 na região de Setúbal, apresentadas nesta exposição.
Há também fotografias e documentos, como fichas de recolha que identificam cantos, provérbios e anedotas, uma ata da reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal de 1 de Setembro de 1975 com a proposta de Odete Santos para a criação do Centro de Documentação Operário-Camponesa e um panfleto de 1975 sobre o Serviço Cívico Estudantil, do arquivo Ephemera.
A mostra “Michael Giacometti. 50 anos do SCE – Serviço Cívico Estudantil”, de entrada livre, pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e ao sábado das 14h00 às 18h00.