Mostra das Tradições Marítimas valoriza ligação ao rio
A aposta na crescente valorização da ligação da cidade ao rio Sado foi destacada ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na inauguração da Mostra das Tradições Marítimas, a decorrer até 18 de junho.
Exposições, gastronomia, animação musical, atividades náuticas, oficinas educativas e ações de sensibilização são atrativos do evento, com atividades centradas no Parque Urbano de Albarquel, “espaço maravilhoso que constituiu um dos passos mais importantes na estratégia municipal para garantir uma melhor ligação das populações e da cidade ao rio”, sublinhou André Martins.
O autarca afirmou que a região de Setúbal é privilegiada por ter um rio “onde se produz do melhor peixe de piscicultura do país, de acordo com indicações dos próprios produtores que têm investimentos noutras regiões e que garantem que o peixe aqui é de qualidade superior”.
O Estuário do Sado acolhe, igualmente, “importantes investimentos na produção de ostras” que permitiram a Setúbal “voltar a ser um grande exportador, sobretudo para França”.
André Martins revelou que Setúbal recebeu há alguns dias a visita de membros da Associação das Mais Belas Baías do Mundo, que “voltaram a considerar que a baía de Setúbal é cada vez mais apetecível e conhecida a nível internacional”.
A realização de grandes eventos desportivos, como foi o caso da Open Water Swimming World Cup 2023, no passado fim de semana, com a participação dos melhores nadadores mundiais de águas abertas, que “levaram o nome de Setúbal para as suas terras”.
O rio Sado tem “condições excecionais”, com o cenário a Serra da Arrábida por trás, numa riqueza natural que “deve ser valorizada”, na qual “a autarquia está empenhada”.
Um projeto que vai contribuir para essa valorização, revelou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, é a realização, em setembro, de um evento que está a ser preparado pela autarquia com o objetivo de promover o património natural, a cultura, as tradições, a gastronomia e os vinhos setubalenses.
“Contamos com todos, a população e os agentes económicos, para que possamos levar mais longe o nome de Setúbal.”
Segundo André Martins, a autarquia está também a avaliar as condições para a realização de um evento com uma dimensão alargada em 2024, para “valorizar e promover o que Setúbal tem de melhor”.
A Mostra das Tradições Marítimas, inaugurada ontem ao final da tarde, no Parque Urbano de Albarquel, é uma organização da União das Freguesias de Setúbal, da Junta de Freguesia de São Sebastião, da Junta de Freguesia do Sado e da Câmara Municipal de Setúbal, com a parceria da Setúbal Pesca – Associação de Pescadores e de Armadores de Setúbal.
Para o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, esta iniciativa é de “grande pertinência para a cidade”, num contributo “para reforçar a ligação ao rio, conhecer melhor as tradições marítimas e fazer caminho no pensamento sobre a importância da economia do mar”.
O presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, sublinhou que o evento, que “cresce ano após ano”, passou de uma semana para 18 dias “de muitas atividades, num momento único que vai contar com a participação de mais de três mil crianças das escolas do concelho”.
Já a presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, destacou a promoção do “contacto de proximidade entre as crianças e as actividades ligadas ao mar” como forma de despertar nos mais novos “a curiosidade para conhecerem melhor as suas origens”.
O programa da Mostra das Tradições Marítimas, iniciado ontem, 31 de Maio, Dia Nacional do Pescador, com a deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, contempla, no Parque Urbano de Albarquel, uma exposição de apetrechos de pesca, artesanato do mar, círios marítimos, oficinas marinhas e das tradições marítimas e do projecto Escola Azul.
O espaço urbano de lazer da frente ribeirinha da cidade, epicentro das comemorações, recebe também a mostra gastronómica “Petiscos com Sabor a Mar”, aberta das 11h00 às 22h00, a qual é acompanhada de um programa de animação musical com concertos de domingo a quinta-feira, às 18h30, e às sextas e sábados, às 20h00.
A animação musical, com espectáculos eclécticos para todos os públicos, inclui actuações de Carla Lança e Joana Lança, a 1, Folk Fado, 4, Zé Zambujo & Pedro Carvalho, 5, Et Toi Michel, 6.
Também sempre com início às 18h30, o programa reserva ainda Tiny Giant, a 7, e Os Massacotes, 8, Jorge Nice, a 11, Os Amigos do Xico da Cana, a 12, DJ Pedro Monchique, a 13, Vasco Fernando, a 14, Renato Sousa e Federica Gallus, a 15, e Os Alcorrazes, a 18.
O cartaz musical da Mostra das Tradições Marítimas, com um total de 18 espectáculos gratuitos, proporciona ainda um conjunto de concertos agendados para as 20h00 com atuações de Old Brand, a 2 de Junho, Abel Geada Trio, a 3, fados, a 9, Flickin’Throught, a 10, Os Metralha, a 16, e The Bossa Alibi, a 17.
As comemorações organizadas em parceria com o movimento associativo contam ainda com a exposição fotográfica “Famílias do Mar”, patente no espaço público na Avenida José Mourinho, junto da Doca dos Pescadores, até 18 de Junho.
A Mostra das Tradições Marítimas conta também, de 1 a 16 de Junho, das 09h30 às 16h30, no Parque Urbano de Albarquel, com um conjunto de oficinas de educação marinha, de náutica e de tradições marítimas direccionadas para as escolas básicas do primeiro ciclo do território da União das Freguesias de Setúbal.
O certame dinamiza acções de sensibilização sobre o consumo de pescado, as quais se realizam a 2 no Mercado 2 de Abril, a 6 no Mercado do Livramento, a 13 no Mercado do Rio Azul e a 16 no Mercado da Conceição, sempre entre as 09h00 e as 12h30.
A 3, 6 e 8, no Parque Urbano de Albarquel, há, respectivamente, actividades para os utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, do Espaço MaiorIdade da Junta de Freguesia de São Sebastião, e para seniores da União das Freguesias de Setúbal e da freguesia de São Sebastião, sempre das 10h00 às 17h00.
No dia 4, realizam-se baptismos de mar, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h30, no Parque Urbano de Albarquel, e a procissão em honra do Senhor Jesus do Bonfim, às 17h00, num percurso entre o Convento de Jesus e a Jardim da Beira-Mar, até à imagem de Nossa Senhora do Cais.
Destaque ainda para uma missa de homenagem aos pescadores, a 11, pelas 11h30, na Igreja de São Sebastião, para uma oficina de sensibilização para a segurança náutica, a 17, às 10h00, e para a tradicional Corrida de Botes a Remos, a 18, igualmente às 10h00, ambas no Parque Urbano de Albarquel.
As comemorações incluem dois almoços-convívios, ambos no Parque Urbano de Albarquel, o primeiro no dia 11, com a Família dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, das 10h00 às 18h00, enquanto a comunidade piscatória marca encontro para o dia 18, às 13h00.