Gaia em busca de imagens inéditas da cidade

Gaia em busca de imagens inéditas da cidade
 
O Município de Gaia vai lançar um concurso fotográfico sobre o concelho, de modo a promover a participação dos cidadãos no objectivo comum de captar imagens inéditas da cidade, tendo como principal contexto o momento actual vivido em todo o mundo.
 
Sem ser necessariamente o foco do concurso, a normalidade da cidade já é fruto dos constrangimentos provocados pela pandemia, pelo que as imagens poderão captar este momento singular da nossa história colectiva. Estas imagens irão, posteriormente, dar origem à publicação de um livro, além de que as fotografias premiadas serão distribuídas por mupis dispersos pelo concelho.
 
Apenas serão admitidas fotografias originais e inéditas, cujos direitos sejam detidos pelos candidatos e que não tenham sido submetidas, premiadas ou editadas anteriormente no âmbito de outro projecto ou concurso. Qualquer pessoa pode participar, sem restrições, desde fotógrafos profissionais a amadores, de nacionalidade portuguesa ou estrangeira. Devem apresentar-se a título individual, sendo que não são admitidas candidaturas em nome de equipas ou pessoas colectivas.
 
As seis melhores fotografias serão premiadas com um valor monetário de 2.500 euros, sendo que a atribuição será feita em duas categorias distintas: menores de 25 anos, com o objectivo de envolver os jovens e captar a forma como percepcionam a cidade; e restantes faixas etárias.
 
A candidatura (a decorrer de 1 de Fevereiro a 31 de Março) deverá ser enviada para fotografiagaiatodoummundo@cm-gaia.pt, com os ficheiros em rgb ou em escalas de cinza, com um máximo de 5000 pixels no lado maior, resolução de 300 dpi, em formato jpg ou tiff.
 
Com este concurso, o Município de Gaia reconhece a importância de envolver os cidadãos nos seus projectos culturais e artísticos, promovendo o seu sentido de comunidade, criatividade e espírito crítico.