Exposição “plesiossauro de São Pedro de Moel” patente nos cosmos
O Município da Marinha Grande, em parceria com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e com o Museu da Lourinhã, tem patente a “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel”, no Centro Cosmos Azul e Mar, localizado na Travessa Artur Vilela, em São Pedro de Moel, desde 15 de Julho a 3 de Setembro de 2023, no âmbito do programa da Bandeira Azul.
A exposição exibe e documenta a descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica, encontrado junto ao Farol de São Pedro de Moel, pertencendo ao início do Período Jurássico, com cerca de 195 milhões de anos, e que permitiu identificar uma nova espécie de réptil marinho contemporâneo do tempo dos dinossauros, baptizada com o nome de Plesiopharos moelensis que significa “perto do farol de São Pedro de Moel”.
Os plesiossauros eram répteis marinhos, da Era dos dinossauros, que vinham à superfície para respirar. Os seus membros, braços e pernas, evoluíram para barbatanas e a sua morfologia assemelha-se ao mítico “monstro do Loch Ness”.
No âmbito desta descoberta, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã juntamente com o Museu da Lourinhã, procedeu ao tratamento e conservação do achado fóssil e produziu a exposição temporária do Plesiopharos moelensis.
O território do concelho da Marinha Grande possui uma elevada geodiversidade (minerais, rochas, geoformas e grande potencial fossilífero), sendo a orla costeira rochosa, uma das regiões mais importantes do Jurássico Inferior de Portugal.
De acordo com diversas referências da comunidade científica das últimas duas décadas, nas arribas do concelho da Marinha Grande ocorrem registos fossilíferos de excepcionalidade que são verdadeiros observatórios vivos, contemporâneos do período em que predominavam na Terra os dinossauros.
Considerando a necessidade de promover acções com vista à preservação deste património natural singular, de grande relevância para a ciência, a Câmara Municipal celebrou um Protocolo de Colaboração com a Parque dos Dinossauros da Lourinhã, cujo objectivo principal é a cooperação, entre as entidades, com vista à salvaguarda e divulgação do património paleontológico do concelho da Marinha Grande, sendo a realização da exposição temporária do plesiossauro de São Pedro de Moel, a primeira iniciativa no âmbito desta parceria.
Horário:
Segunda a domingo (Encerra à quinta-feira) 2.ª, 3.ª, 4.ª e 6.ª | 15h00 às 23h00
Sábado | 10h00 às 12h30 e das 16h00 às 23h00 Domingo | 10h00 às 12h30 e das 16h00 às 22h00
Entrada gratuita