Brincar e sonhar no Museu do Oriente

Brincar e sonhar no Museu do Oriente

Não é apenas um dia, mas sim, quase um mês de divertidas brincadeiras que o Museu do Oriente organiza em Junho para celebrar as crianças. Aos fins-de-semana, as manhãs são dedicadas aos mais novos com as oficinas do Serviço Educativo.

No primeiro sábado, dia 5, “Magias de Primavera” mostra a surpreendente transformação da natureza nesta época do ano, num espaço dedicado aos bebés, mas onde toda a família é convidada a explorar o Museu através do olhar de quem começa a descobrir o mundo.

Já no domingo, 6 de Junho, “Histórias com… origami – Um filho de ouro” dá a conhecer o conto japonês de Kintaro, o menino que se tornou samurai, através da técnica, também japonesa, da dobragem de papel. Neste espaço, pais e filhos são desafiados a ‘dar vida’, em origami, às personagens de uma história que, além de se ouvir, também se poderá ver.

No fim-de-semana seguinte, dia 12, “Coroas de Primavera” é uma sessão repleta de cores, texturas e flores, dedicada a bebés dos 12 aos 36 meses, que procura promover uma experiência enriquecedora entre pais e filhos, enquanto constroem as suas próprias coroas para celebrar os dias mais longos e os raios de sol.

Num Museu onde cabem todas as religiões, no domingo, 13 de Junho, irá falar-se sobre o Cristianismo, numa visita às exposições dirigida a crianças com mais de seis anos. Em conversa com as peças, é-lhes dado a conhecer “O Bom Pastor”, numa sessão que as desafia a parar, observar e perguntar o que mais as intriga.

E é pé ante pé, no sábado, 19 de Junho, que miúdos e graúdos vão descobrir as gentes e os animais que habitam os espaços do Museu do Oriente, com a oficina “Pés e pegadas”.

A 20 de Junho, numa experiência surpreendente para toda a família (crianças a partir dos 5 anos), a visita performativa “Do Camarim ao Palco” convida a conhecer a vida de um actor de ópera chinesa. Dos longos anos de formação, à transformação quase mágica operada pela maquilhagem e guarda-roupa antes de brilhar em palco, nesta visita vamos saber tudo.

As oficinas do Serviço Educativo do Museu do Oriente são dirigidas a crianças de várias idades, procurando ser um local de encontro com as diversas culturas asiáticas e um espaço de reflexão sobre Ocidente e Oriente, de forma a contribuir para a aceitação da diferença e promoção do diálogo intercultural.